Re: ARLA/CLUSTER: Ciclo Solar 24 - O começo???

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Março de 2011 - 15:55:39 WET

No dia 7 de Março de 2011 00:36, Miguel Tomaz <kongo127  hotmail.com>escreveu:

> Boa Noite Rapaziada!
>

> Muitos ja devem ter notado que o o indice de fluxo solar esta a aumentar
> muito rapidamente.
>
> Hoje tivemos um indice de SFI=143.

*À 3 dias que se batem recordes consecutivos *

> A ultima vez que isto sucedeu, foi em Janeiro de 2005.
>
> Tem notado melhorias significativas em termos de DX e/ou sinais mais
> fortes?

*Bastantes, e boas aberturas em 10m, com os 15m competamente e
espatafurdamente escanquerados, com sinais de 9+40 e QSOs de 5 em 5 KHz. *

> Bem sei que nos concursos, parece que as bandas estao quase sempre todas
> "abertas"...
>

> O SFI pode subir ainda mais alem de 143 ???

*Muito mais!!!, Já o apanhei em ciclos anteriores a chegar quase a 300sfi!!
*

> Nas ionosondas notam-se algumas melhorias na refelxao dos sinais, porem um
> pouco aquem do que eu esperava ver.

*Nota!... A NVIS tem estado alta, e os 40m tem permitido bons contactos NVIS
durante quase todo o dia. *

> Amanha de manha estou por minha "conta" aqui no QTH, estou curioso para
> escutar as bandas!

73 de CT4RK

> 73 de CT2JUT,
>
> Miguel

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*