ARLA/CLUSTER: Fluxo Solar e a Propagação: Resposta Simples

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Março de 2011 - 10:34:31 WET


Um visitante do site, perguntou qual é a influência do Fluxo Solar no DX e Contest. 

A resposta pode ser longa e técnica e há farto material assim na Internet, mas também pode ser simples e objetiva (e não se encontra com facilidade por aí). Então, vamos a resposta simples.

Índice de Fluxo Solar (SFI): é a quantidade de radiação emitida pelo Sol em um determinado comprimento de onda (10,7cm). Então, o SFI é proporcional a quantidade de radiação (energia) o Sol está cuspindo em direção à Terra. Essa energia varia de acordo com as áreas ativas observadas da Terra como Manchas Solares (SNN).

Bem, para manter simples, o SFI alto indica que a Ionosfera deve estar mais ativa e com melhor propagação. Quais são os efeitos do SFI alto nas bandas?
Na prática, a banda de 20m que geralmente só tem propagação diurna, com o SFI alto passa a apresentar bons sinais vindos da Europa e Estados Unidos até perto da meia-noite, e volta a abrir após o nascer do Sol.

Outra banda fortemente influenciada pelo SFI é 21MHz. Esta banda também é normalmente diurna, mas durante a noite pode apresentar aberturas consistentes para Ásia e Pacífico, além de proporcionar contatos mais próximos com os continentes Europeus e Norte Americanos.

Sem dúvida, a banda que mais sofre influência do Fluxo Solar é 10m. Esta banda pode ter aberturas totalmente inesperadas mesmo com uma pequena variação do SFI. Quando o Fluxo Solar está acima de 100, as aberturas em 10m podem ser globais.

Resumindo, as bandas altas permanecem mais tempo abertas e para regiões mais distantes quando o SFI está alto.

Com o crescimento da atividade solar, também tornam-se mais comuns as Tempestades Solares. Durante uma Tempestade Solar, o Sol emite um tipo de radiação muito forte que sobrecarrega a atmosfera terrestre, resultado em um Blackout (apagão) na propagação das ondas de rádio. Estas tempestades são mais comuns durante a subida do ciclo solar até chegar em seu pico – o pico do ciclo solar 24 está previsto para 2013.

Propagação Multipath: Durante o pico do Ciclo Solar, é comum relatos de “echo” quando escutamos alguns sinais em 10m (ou mesmo em 15m). Isso é o resultado da propagação multipath, ou seja o sinal está sendo ouvido tanto pelo caminho curto, quanto pelo caminho longo – dando a volta mais ao redor da Terra. Como as distâncias percorridas são diferentes, o sinal que percorreu a maior distância chega com atraso em relação ao sinal que percorreu o caminho mais curto.

Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil ( http://tinyurl.com/6gavotx )



Mais informações acerca da lista CLUSTER