ARLA/CLUSTER: CQ0UARB

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 3 de Março de 2011 - 19:02:17 WET


O único problema, mas que não se verificará certamente na maioria das vezes se utilizado por estações moveis ou portáteis, é serem "tapados" na recepção por alguns utilizados do repetidor analógico ligado ao echolink de Oliveira de Azeméis, a trabalhar no mesmo canal.

Em principio, nem era tão pouco espectável que este repetidor em UHF, se escutasse tão bem nesta época do ano abaixo de Leiria, quanto mais a chegar com S8 a Azeitão, no sopé da Serra da Arrábida. 

Como já o referi a alguns colegas que me interpelaram sobre esta questão, uma solução é utilizarem sempre que possível o "Tone Squelch" no receptor, caso não queiram escutar o outro repetidor a trabalhar na mesma frequência. Infelizmente e de vez enquanto, o repetidor da Arrábida deixa de emitir o tom, o que dificulta quem tiver a utilizar sempre esta solução, pois deixa de simplesmente escutar tudo naquele momento.

Isto, entenda-se bem, não é nem deseja ser da minha parte uma critica à utilização de echolinks em repetidores analogicos. 

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quinta-feira, 3 de Março de 2011 14:37
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: CQ0UARB


Caros colegas 
Hoje fiz um derradeiro teste de sensibilidade do repetidor de UHF da Arrábida. Nunca o tinha conseguido accionar dentro do edificio do meu batente, a Sul de Sines, e totalmente obstruido para a Arrábida. Todavia hoje fiz o teste, e escutava-o na melhor localização, com 2 traços no s-meter do portátil. Reparei que o accionava. logo de seguida fiz uma chamada de teste, à qual respondeu o colega FBU, que informou que apesar de estar a chegar com algum ruido, era 100% compreensivel.
Fiquei positivamente surpreendido, pois estava dentro de um edificio de betão, completamente tapado para a Arrábida e numa zona muito baixa. (para quem conhece sabe onde fica o batente) estava a utilizar um portátil YAESU VX8G, com 5 watts e antena do proprio equipamento.
Melhorias ainda vão ser feitas, pois actualmente, a atenuação na baixada é de cerca de 3,5 dBs, e passará para 1,3 dB com a substituição do cabo heliax LDF 2-50A, por Heliax 5-50A, o que representa uma melhoria de 2 dB na figura de ruido actual e um aumento de potencia PAR  dos actuais 25 w  para 40 watts

-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning 
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 


Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 







Mais informações acerca da lista CLUSTER