ARLA/CLUSTER: RE: [VHF-EA-CT] Concursos Ibéricos de VHF-UHF a 5 e 6 de Março 2011

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 3 de Março de 2011 - 18:17:15 WET


Hola Jordi, Boa Tarde.

Vou te revelar um segredo.

Isso é bem verdade em Espanha, onde se utilizam desde à muito tempo programas informáticos para aferição e validação dos contactos remetidos em ficheiros cabrillo pelos concorrentes, perante as normas regulamentares dos concursos.

Infelizmente e em Portugal, quase nenhumas organizações utilizam e tem efectivamente a trabalhar programas informáticos para aferição e validação dos contactos remetidos nos ficheiros cabrillo e assim fazerem, independente do que lhes é apresentado, o cálculo das pontuações dos concorrentes.

A maioria, isto é, quando são verdadeiramente aferidos e validados perante o determinado nas normas regulamentares dos concursos, são o normalmente e quase sempre feitos, imagina... manualmente. 

Assim sendo, o 'Claimed score' reclamado que não serve de nada para o computo final das pontuações efectiva em Espanha, nos concursos de VHF e UHF, é quase que fundamental em Portugal. Dai as diferenças que perante os mesmos regulamentos e para os mesmos contactos efectuados, existem nas pontuações entre Portugal e Espanha. 

Aqui, a verdade pura e dura, é que muitas organizações não fazem a correcção e o cálculo das pontuações contacto a contacto, confiando inteiramente naquilo que lhes é remetido pelo concorrente. 

Normalmente e para evitar este colossal trabalho manual, existe a norma que só são validos para o concurso os contactos dos concorrentes que enviam log´s, nunca os dos participantes, tenhas tu efectuados 20 ou 60 contacto, o que conta são os log`s dos concorrentes enviados, que efectivamente, até podem ser só, uma dúzia.

O mais caricato é que há ainda quem defendeu este estado de coisas em Portugal, isto é, não fazer a correcção e o cálculo das pontuações independentemente das enviados pelos concorrentes, mesmo ao nível de quem organiza e patrocina. Isto para já não falar, na apresentação na pagina da Internet da organização dos log´s e subsequentes contactos devidamente aferidos, corrigidos e não validados aos concorrentes e devidamente fundamentados nas razões regulamentares da anulação ou mesmo da sua desclassificação. 

Outra coisa interessante, é que em Portugal, a única "incompatibilidade" é que até aqui se podiam fazer contactos em FM, em alguns concursos.

È bem verdade que as coisas estão melhorando, isto depois de muito lutar e nas várias ocasiões que o fiz me sentir na mais completa, total e absurda incompreensão por aquilo que varias vezes aqui escrevia. 

Como sabes, muitas das vezes o que me fazia ir muita das vezes à Serra era principalmente fazer o fantástico contacto contigo e tentar o sempre ambicionado contacto em UHF com o saudoso Paco, este ano, por diversas razões, inclusiva e especialmente de saúde, não poderei ir tantas vezes como gostaria, começando já nestes concursos em que vou assistir, assim espero, localmente ao carnaval no Algarve. Aproveitando a época carnavalesca, espero que não me aconteça o mesmo que ao Burro e ao Cavalo da historia, onde o " Coitado do Burro, lá morreu de esforço, mas não por culpa do Cavalo foi por culpa do Dono, que o não soube poupar."  

Alias, já no ano passado tive para desistir, como o escrevi nesta lista, não fosse o sempre imprescindível e entusiástico auxilio do Pedro Ribeiro (CR7ABP) e demais alguns colegas e a minha participação teria terminado muito mais cedo. A eles sempre lhe ficarei a dever um MUITO OBRIGADO pela ajuda prestada.

Suerte y buena propa, Jordi.

João Costa, CT1FBF
________________________________

De: Jordi Lari [mailto:ea3ezg  teleline.es] 
Enviada: quinta-feira, 3 de Março de 2011 14:36
Para: João Gonçalves Costa
Assunto: Re: [VHF-EA-CT] Concursos Ibéricos de VHF-UHF a 5 e 6 de Março 2011


Hola Joâo,

Acho que podes enviar o mesmo log para EA e para CT. Os ficheiros Cabrillo só tem informaçâo dos dados do QSO mas nâo tem informaçâo de multiplicadores, pontos de QSO, bonificaçôes, etc. Só tem uma 'Claimed score' que nâo sirve de nada para o computo final das pontuações.

QSO:   144 PH 2009-08-01 1408 EA3EZG/P      59  001  JN01LX CT1FBF        59  001  IM58ML

Por lo tanto o mesmo Cabrillo é válido e a organizaçâo tem que fazer a correcçâo e o cálculo das pontuações.

A única incompatibilidade é que os EA poden fazer QSOs en FM. Acho que até agora nô ha habido QSOs em FM!

Desejo poder fazer o QSO contigo mas... agora está a nevar em JN01LX!!!! >:o 

73s
Jordi - EA3EZG




El 03/03/2011 13:03, João Gonçalves Costa escribió: 

	Caros Colegas,
	 
	Como já é do vosso conhecimento, começa no próximo fim-de-semana de 5 e 6 de Março, a época oficial de concursos de VHF / UHF na península ibérica a contar para os respectivos campeonatos independentes, patrocinados pela REP - Rede de Emissores Portugueses e URE - Unión de Radioaficionados Españoles.
	
	Talvez, já não fosse pedir muito, visto que os regulamentos são só aparentemente tão aproximados, o fossem também idênticos; por exemplo, nos modos (ressalvo que os espanhóis não tem medo de incluir o FM), nas bonificações por banda e nos multiplicadores.
	
	Infelizmente, isto mais uma vez não foi possível, o que implica ou é altamente recomendado, que para quem pretenda efectivamente concorrer nos dois concursos, envie sempre dois "Log´s" distintos por cada banda trabalhada para as respectivas organizações, independentemente de poder realizar efectivamente os mesmos contactos. 
	
	Chamo o vossa especial atenção para a norma do Concurso Carnaval de Loulé 2011 onde se descreve que; "...os contactos realizados serão contabilizados, desde que a mesma estação figure em, pelo menos 3 logs diferentes, os logs não devidamente elaborados vão para lista de controlo,..." 
	
	Principais dados do Concurso Carnaval de Loulé 2011:
	- Data: 5 e 6 de Março de 2011. 
	- Horário: das 14h00 UTC de Sábado às 14h00 UTC de Domingo.
	- Bandas: 144 MHz, 432 MHz e 1,2 GHz.
	- Modos: SSB e CW.
	- Intercâmbio: RST, número progressivo e QTH Locator.
	- Multiplicadores: Sem multiplicadores.
	- Data limite de envio dos logs: 15 de Março de 2011.
	
	Principais dados do Concurso Combinado de Marzo V-UHF 2011:
	- Data: 5 e 6 de Março de 2011. 
	- Horário: das 14h00 UTC de Sábado às 14h00 UTC de Domingo.
	- Bandas: 144 MHz, 432 MHz e 1,2 GHz. A titulo experimental para banda superiores a 1,2 GHz, ver normas do Diploma de Bandas Altas.
	- Modos: SSB, FM e CW.
	- Intercâmbio: RST, número progressivo e QTH Locator.
	- Multiplicadores: Com multiplicadores e bonificações por bandas; 144 x 1, 432 x 2 e 1200 x 5. Também com bonificações para banda superiores a 1,2 GHz, ver normas do Diploma de Bandas Altas.
	- Data limite de envio dos logs: 16 de Março de 2011.
	
	Em anexo, regulamentos de ambos os concursos.
	
	Desejo a todos os participantes e concorrentes, votos de bons concursos, pois que da minha parte irei assistir ao Corso Carnavalesco em Loulé.
	
	
	João Costa, CT1FBF 
	
	[Se han eliminado los trozos de este mensaje que no contenían texto]
	
	
	
	------------------------------------
	
	Enlaces a Yahoo! Grupos
	
	<*> Para visitar tu grupo en la web, ve a:
	    http://espanol.groups.yahoo.com/group/VHF-EA-CT/
	
	<*> La configuración de tu correo:
	    Mensajes individuales  | Tradicional
	
	<*> Para modificar la configuración desde la Web, visita:
	    http://espanol.groups.yahoo.com/group/VHF-EA-CT/join
	    (ID de Yahoo! obligatoria)
	
	<*> Para modificar la configuración mediante el correo:
	    VHF-EA-CT-digest  gruposyahoo.com 
	    VHF-EA-CT-fullfeatured  gruposyahoo.com
	
	<*> Para cancelar tu suscripción en este grupo, envía 
	    un mensaje en blanco a:
	    VHF-EA-CT-unsubscribe  gruposyahoo.com
	
	<*> El uso que hagas de Yahoo! Grupos está sujeto a
	    las Condiciones del servicio de Yahoo!:
	    http://e1.docs.yahoo.com/info/utos.html
	
	
	





Mais informações acerca da lista CLUSTER