ARLA/CLUSTER: Ajuda para arranjo FT-900

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 29 de Junho de 2011 - 21:59:04 WEST

Fernando boa noite
Estive para não dizer nada, mas estou cá com um arranhado nos miolos, e
tenho que dizer o que tenho a dizer.
Pela forma como escreves o teu e-mail, dá até a entender, que o "colega que
tentou te ajudar", é assim um curioso que nunca viu um radio à frente, e
mandou uma "bisga" ao "calhas" tipo totoloto. Ou então, que foi alguém que
te enganou, dizendo o que não era, só para cobrar.
Bem!!! Seria melhor teres esclarecido a "plateia" da verdadeira odisseia" do
teu FT900, para que ninguem fique com ideia errada do que se passou.
Podias ter dito, e até ficava melhor, que esse colega fui eu, que voluntária
e gratuitamente, pois nunca levei dinheiro a ninguem para ajudar nestas
coisas,  num periodo curto de tempo, mais propriamente num periodo calmo do
batente, e juntamente contigo, estivemos a analizar o PA do teu rádio, e
apenas o PA, porque o tempo não dava para mais. Depois de ter-mos verificado
se havia algum condensador dessoldado ou queimado, e porque nada se
encontrou que pudesse alterar a curva de resposta do PA, e estando a tensão
de BIAS correcta (não houve tempo para medir a Ic) colocou-se a hipotese de
ter havido algum problema com os transistores, que embora não se queimassem
teriam ficado alterados nos seus parâmetros. O facto é que mudaste os
transistores e o radio voltou a funcionar normalmente. Se ficou apenas com
50 watts depois, o problema pode ser outro. Lembra-te que antes o radio dava
menos de 10 watts nas bandas mais altas e agora dizes que dá 50 watts....É
que com 50 watts, chegas onde chegas com 100w e isso não te obriga a estar
em QRT. O que podias ter dito é que não queres correr o risco de danificar
mais o radio!!!...Mas não é por teres "apenas" 50w que não chegas a lado
algum.
Desculpa lá o desabafo, mas cada coisa no seu lugar!. Em privado já te
mandei o dia em que se assim o entenderes podes ir ter comigo, para tentar
ver SEM COMPROMISSO o que se passa com o rádio.
Mas se entendes que deves mandar a alguém que "arranje" rádios, é contigo.

73 de CT4RK

2011/6/29 Fernando Dinis Silva <scacem  gmail.com>

> Colegas solicitava que me tentassem ajudar a encontrar alguém sabido
> na matéria que me arranja-se o meu FT-900 da Yaesu excepto
> representante da Yaesu em Portugal por motivos de ordem particular.
> Estou de momento privado de comunicar pois o rádio só emite 50w e SSb
> e 100W em Fm acontece que um colega analisou-me o rádio e tentou-me
> ajudar e aconselhou-me a fazer  substituição dos transístores de
> saída. Fiz essa experiência, mandei vir os ditos cujos meti no rádio e
>  durante dois dias diferentes ele saiu bem com os 100w a 100% depois
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*