Re: ARLA/CLUSTER: Interferência 6 metros

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 27 de Junho de 2011 - 21:50:48 WEST

Boas noites
Antes de mais era necessário que a gravação fosse feita em AM para melhor
identificar o ruido. Em SSB fica "mascarado" pelo carrier injectado no
detector de produto e não se pode identificar com precisão o tipo de QRM.
Outros aspectos seriam imortantes como por exemplo se é um QRM de banda
larga, que cobre a banda toda de igual modo, se aparece de "X" em "X" HKz,
se é apenas numa QRG etc. Para já deve ser local, pois nunca escutei nada
parecido em 6m, apesar dos diversos QRMs que me afectam.

73 de CT4RK

2011/6/27 Miguel Andrade <ct1etl  gmail.com>

> Viva Felipe !
>
> Não sei se vou dizer alguma asneira... mas pela gravação parece-me uma
> interferência de origem eléctrica, isto é, da rede de fornecimento de
> energia ( talvez um isolador a necessitar de limpeza ou uma fonte
> interferente num posto de transformação próximo ).
> O ruído é constante ou tem pausas durante determinadas horas do dia ?
> Haverá com certeza alguém mais informado e conhecedor para emitir um
> diagnóstico como deve ser.
> O que é certo é que o ICP-ANACOM deveria receber uma cópia desta gravação
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*