ARLA/CLUSTER: Pedido de Ajuda do Quénia

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Quarta-Feira, 27 de Julho de 2011 - 20:31:40 WEST

Caros colegas,

Recebi este email de pedido de ajuda vindo do Quênia via GEM (Global
Emergency Communications) que passo
a transcrever aqui com tradução livre.

"/Saudações de Garissa.
Muito obrigado pelo seu e-mail e eu aprecio muito a sua preocupação
sobre a atual situação no Corno de África.
Dadaab está apenas a 100 klms norte de Garissa e menos de 50kms longe da
fronteira com a Somália. Em Dadaab há um campo de refugiados, que
acomoda cerca de 500.000 refugiados, a maioria dos quais são da Somália.
Devido ao afluxo de refugiados somalis da Somália, o governo queniano,
em colaboração com o ACNUR e UNICEF está planeando abrir um outro campo
de refugiados, apenas alguns quilómetros de distância do existente.

Nesta parte da precipitação África é muito baixo e muitas vezes
experimentamos a seca. Com a actual seca há estragos no norte do Quénia,
Etiópia do sul e Somália do sul. Como Missionários também participamos
em operações de ajuda humanitária. Não é uma tarefa fácil!
Sobre os operadores de rádio amador, de longe, como eu sei que eu sou o
único operador de rádio amador. Rádio amador no Quênia não é tão popular
e a maioria de nós são missionários ou estrangeiros. Até à data, não foi
alocado frequências de emergência para facilitar a operação em Dadaab.

Eu sou um monge Capuchinho de Malta e eu fui para Quénia há quase 19
anos. Após dois anos e com o encorajamento de outros missionários,
decidi me tornar rádio amador para facilitar a comunicação com a estação
de outra missão. Achei muito útil, a pena é que este passatempo está
morrendo e são muito poucos os jovens que estão interessados nele.
Eles não entendem que em muitas partes da África não há acesso para a
Internet.
Estou usando o Yaesu FT 757GX. É um rádio antigo e parece que agora está
a envelhecer. Eu tenho um problema com ele. A frequência está fazendo um
drift, com cerca de 50 Hz para cima. É faz mesmo quando ele não está
aquecendo. No Quénia, é muito difícil encontrar alguém para repara-lo. A
má notícia de que algumas semanas atrás eu estava fazendo um QSO com
alguma outra pessoa na Europa e foi-me dito que Yaesu não tem peças para
esse modelo. Para ser honesto, eu estou procurando uma organização para
doar um equipamento, mesmo que seja um de segunda mão. Não para mim
pessoalmente, mas para a Missão em Garissa.

73 & Best regards
Deus te abençoe
Br John Cassar 5Z4JC / 9H1CJ/"

Caso algum colega possa ajudar de alguma forma a resolver o problema do
rádio do nosso colega missionário ou quem sabe conseguir doar um equipamento
que por ventura já não utilize mas que esteja em condições de operar, é
favor de entrar em contacto comigo para eu fazer chegar a ajuda ao colega.

With kindly regards,

Paulo Santos, CT4DK - Officer and Emergency Communications Coordinator
for Portugal and Spain

GEM Voip number: 50052 <calto:50052> GSM: +351938487810
<calto:+351938487810>

GEM e-mail: ct4dk  gem-int.org

*GEM*

Global Emergency Communication

Providing Global Emergency Communications during Disaster

www.gem-int.org <http://www.gem-int.org/>

Signature powered by
<http://r1.wisestamp.com/r/landing?promo=3&dest=http%3A%2F%2Fwww.wisestamp.com%2Femail-install%3Futm_source%3Dextension%26utm_medium%3Demail%26utm_campaign%3Dpromo_3>
WiseStamp