ARLA/CLUSTER: RE: Montagem de Medidor de SWR para VHF e UHF

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Terça-Feira, 26 de Julho de 2011 - 18:26:12 WEST


Olá Ricardo.

Relativamente á construção de um medidor de SWR antes de mais deverá ter em consideração o seguinte.
Este equipamento como vai ser inserido na linha de transmissão, irá afectar tanto a sua emissão como a recepção.
Logo deverá ser um equipamento que deverá ter um valor de perdas de inserção o mais baixo possível , nunca maior que 0,2 dB.
Para a construção em si, deverá utilizar um aparelho de medida que seja bastante sensível (do tipo  microamperimetro 3 ou 5 micro Amperes FS ) para que possa medir valores baixos.
Nunca capte directamente ( através de condensador ) a RF na linha de transmissão, pois isso vai alterar o valor da impedância que o emissor verá.
Este problema poderá fazer com que a sua recepção ( leitura no S meter ) se altere para menos, isto para não falar no SWR que poderá introduzir entre o emissor e o medidor.
Opte por fazer a captação por indução ou seja por linhas colocadas paralelamente ao cabo, que dentro do medidor liga uma ficha á outra. Repara que o famoso medidor BIRD, a medida que é feita através da sonda já calibrada, não toca na linha de transmissão (vivo).
Por fim aconselho-o a utilizar para os ajustes finais uma carga fictícia que lhe dê alguma confiança, ou seja que tenha 50 ohms e J igual a 0 ou muito proximo disso.
Quanto a esquemas, há muitos que poderá ver na net, muitos modelos uns mais simples outros mais elaborados, é só escolher.
Outra dica é, um medidor minimamente aceitável deverá medir os mesmos valores, independentemente da posição por onde esteja a entrar a RF.

73´s

Manuel Artur
CT1AED
IM58JT

________________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] em nome de João Gonçalves Costa [joao.a.costa  ctt.pt]
Enviado: terça-feira, 26 de Julho de 2011 15:05
Para: CLUSTER (cluster  radio-amador.net)
Assunto: ARLA/CLUSTER: Montagem de Medidor de SWR para VHF e UHF

Medidor de SWR
    Enviado por: "py2lsb" py2lsb  yahoo.com py2lsb
    Data: Seg, 25 de Jul de 2011 1:55 pm

Olá amigos da lista, saudações a todos.

Tenho interesse em montar um medidor de SWR e potência para VHF e UHF, até já tenho a caixa e VU prontos para isso, alguém tem experiencia em montagens do tipo? andei pesquisando e achei alguma coisa, só que bem superficial, preciso de algo mais detalhado, já que não tenho muita prática em montagens. se alguem puder disponibilizar um esquema ou souber de alguem que faça o trabalho e puder me indicar agradeço muito.

73 a todos

PY2LSB - Ricardo






Medidor de SWR para VHF e UHF


Senhores,

Tem vários projetos na web, o que montei e ficou excelente foi o projeto do radioamador francês F5JTZ. A dica para montagem deste tipo de instrumento é seguir à risca até os milímetros, pois em UHF principalmente pode fazer uma grande diferença! Deixar os componentes o mais próximo possível da placa e as ligações mais curtas possível.

Vejam o projeto:
http://f5jtz.free.fr/pjacquet/tos-met.htm

Um radioamador argentino, reutilizou todo sistema de SWR de PX, só alterando a placa original do projeto... É fácil e barato. hehehe
http://www.radioaficion.com/HamNews/pmr-frsgmrs/4091-construye-un-medidor-de-roe-para-vhf-uhf.html


Boa montagem a todos.

 73


PY1WX / PY1001SWL
Op. Junior - Grid: GG87le
22°49.92" S - 43°0.37"  W
blog :  http://py1wx.wordpress.com/
e-mail: vhenriquejr  gmail.com
msn :    py1wx  hotmail.com

Fonte: Rede VHF-DX: http://www.vhfdx.org

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



Mais informações acerca da lista CLUSTER