Re: ARLA/CLUSTER: Estão reclamando que a chinesada vai acabar com Radioamadorismo

CT1BAT ct1bat gmail.com
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2011 - 16:38:36 WEST

Caro Amigo Miguel-CT2JUT e Amigos,

De acordo com a sua análise  permita-me, no entanto, referir-lhe dois
aspectos que suportam a minha perspectiva.

Tenho 6 emissores, nenhum comprado em CT e compro, em vários lugares,
(também na China!) algum material de radioamadorismo e fotografia  e, tenho
por experiência que, como em qualquer outro lugar, há de tudo, de bom e de
menos bom. Sabemos que “só se engana uma vez” e não se chega à posição de
segunda maior economia mundial a enganar os parceiros!

Olhemos para os acessórios e para alguns componentes dos nossos rádios e
veja-se onde são fabricados…Como bem diz, não importa de quem são as mãos,
mas o KnowHow e o controlo de qualidade.

É difícl aceitar (como já li…) o tom carinhoso/depreciativo (?) como algumas
pessoas se referem aos naturais da RPC.

É claro que os importadores portugueses terão razões (cada vez mais!) para
se sentirem incomodados…mas a culpa será dos chineses?!? È bem verdade que
quando o mal é de morte até o diabo tem culpa!

Há anos que mais de 30 lojas online, na vizinha Espanha, praticam preços
mais baixos que em CT (e não é só a diferença do IVA como se pretende
apregoar…está à vista de toda a gente. Nalguns casos são centenas de euros e
o material é comprado no mesmo sítio e ao mesmo preço!!! E os emissores com
5 anos de garantia!) e 2 dias depois está cá o material. E, não nos deixemos
enganar, a garantia é da “marca” não é do vendedor ou do importador
nacional.

Aqui, hi hi.

Conto-lhes, a título de exemplo, apenas 2 casos:

1-      Contactei um fabricante da China. A resposta que chegou na manhã
seguinte tinha uma nota, impressa ao lado, com 3 recomendações: a) responda
em 24 horas; b) seja simpática com o Cliente; c) diga o melhor dos nossos
produtos e da nossa empresa.

2-      há uns meses um colega brasileiro pediu-me para lhe comprar um
sintonizador de antena que custa perto de 600 euros. Contactei,
simultaneamente, uma loja em EA e o importador em Portugal que só respondeu
quatro dias depois do “segundo” email para dizer, laconicamente, que não
tinha. No mesmo dia do primeiro pedido tinha a resposta de EA a informar o
preço e a sugerir uma alternativa, caso achasse caro;

É difícil perceber porque os importadores portugueses não mostram os preços
na internet?!? Lá terão as suas razões. Em EA há mais de 30 lojas online!!!
Para vermos os preços, compararmos e decidirmo-nos…

Agora tenho de terminar que está a chegar mais uma encomenda, hi hi

Abraços do

CT1BAT-Machado

> [...]
>
> Ja em questoes de preços, acredito que os "xing-lings" tenham um preço
> deveras competitivo.
>
> Segundo a minha experiencia da vida, nao existe nem o melhor nem o pior, e
> tudo uma questao de troca. Quer dizer que abdicamos de uma coisa, para ter
> outra.
>
> Neste caso, traduz-se por uma grande baixa de preço... Qual e a troca
> entao? So pode ser perca de qualidade...
>
> Eu nunca vi nenhum produto de origem chinesa melhor que uma marca de
> prestigio. Atençao que existem "N" fabricas de produtos de renome na
China,