Re: ARLA/CLUSTER: CW: Dúvidas com FILTROS F.I. Kenwood TS 850 S

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2011 - 10:58:30 WEST

Marcelo bom dia

Faz pouco tempo comprei filtros da INRAD para um DRAKE. Apesar de ter
ligeiramente mais atenuação, tem muito menos riple de banda o que o torna
bastante mais "liso" ao longo da banda passante. A atenuação fora de banda
tambem é muito boa e superior aos filtros mais comuns. São caros mas na
minha opinião valem o que custam.
Quanto à questão da largura de banda, tudo depende da capacidade auditiva.
Eu como tenho problemas auditivos não tolero larguras de banda muito
estreitas. 500Hz para mim é o ideal para CW. Atenção que estou a falar do
"roofing filter". Depois já o sinal é puro e pode-se tratar com o DSP. A
mais importante filtragem é exactamente na primeira FI. É aí que é o
"roofing filter". Esta filtragem logo a seguir ao primeiro misturador,
influencia todo o resto do receptor.  Se o sinal entrar na cadeia de FI já
limpo de espurias, então as caracteristicas do receptor serão bastante boas,
pois os "spliters" de estações proximas da frequência já não afectam a FI
nem o AGC, ( porque foram eliminadas pelo roofing filter) e por consequência
já não desensibilizam o receptor. A gama dinâmica aumenta muito. No entanto
tambem temos que ter em conta que todos os filtros que são instalados depois
do roofing, terão de ser, em termos de largura de banda, iguais ou de menor
largura de banda. Não interessa colocar na segunda FI um filtro de 2,4 KHz,
quando o sinal já vem filtrado em 500Hz de largura. Por isso, a largura de
banda de RX, será sempre a do "roofing filter". Quer isto dizer, que se
colocar um filtro de 500Hz na primeira FI, o receptor não pode mais receber
SSB/AM/FM etc!...Só pode mesmo receber emissões de largura igual o inferior
a 500Hz.

73 de CT4RK

2011/7/14 UltraCYBER - Marcelo Bonotto Chrispin <marcelo  ultracyber.com.br>

>  Prezados Srs,****
>
> ** **
>
> Após adquirir um TS850 SAT, penso agora adquirir filtros para os circuitos
> de 1º e 2º F.I. (8.330Mhz e 455Khz) mais propriamente da americana INRAD,
> visto os originais acredito ser, produtos descontinuados e/ou não mais
> comercializados.****
>
> ** **
>
> Minha pergunta: - qual é na opinião dos cobras em telegrafia, a MELHOR
> AQUISIÇÃO NA PRÁTICA (levando-se em consideração o uso em DX, Pile-Ups, QRM,
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*