ARLA/CLUSTER: RE: LART vai instalar o seu 1º repetidor na Serra de Montejunto.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 8 de Julho de 2011 - 00:03:30 WEST

Nunca, muito provavelmente, chegaram a ser tantos como os instalados
aqui e no mesmo local físico: http://tinyurl.com/6g9t2g3

Normalmente quantidade nunca é sinonimo de qualidade e infelizmente
foi isto que eu constatei na minha recente estadia em férias na /1,
entenda-se, estação adicional.

O pior mesmo è o D-Star, chegava-me a "fundo de escala" e nem com 50W
consegui comunicar. Lamentavelmente nunca trabalhou bem, isto para
algo que na minha modesta opinião deveria estar em UHF e nunca em VHF
naquele sitio, a recente mudança de frequência, a algumas semanas,
nada veio resolver, se não mesmo agravou o problema que parece
insolúvel

Isto tudo para dizer que quanto a mim o que interessa é a boa
qualidade da instalação, alias 1/4 dos repetidores bem colocados e
devidamente instalados chegavam; ainda me recordo do tempo em que os
repetidores tinham uma canalização de 25 em 25 kHz em VHF e muito
raramente existia mais do que dois por canal. Estamos perto de ter num
territorio da dimensão de uma região autonoma espanhola tantos como
toda a Espanha.

Resumindo e concluindo, o importante lá como cá é a qualidade e nunca
a quantidade. Que venha, mas com boa qualidade, pois só por si o sitio
já está  poluído que chegue com RF. Um dia tive um sonho de fazer de
lá uma ativação ou um concurso, mas pelas prospecções efetuadas aquilo
pareceu-me um inferno de RF.

João Costa, CT1FBF

Re: ARLA/CLUSTER: LART vai instalar o seu 1º repetidor na Serra de Montejunto.
nuno silva ct1fjo iol.pt
Quinta-Feira, 7 de Julho de 2011 - 22:23:17 WEST

outro!!!????
alem de ja haverem poucos por este pais fora , (qualquer são mais os
repetidores, que os amadores!), não acham que dois repetidores na mesma
serra , é demais ?!

vejam la , ainda ha la mais torres , e que tal por um repetidor em cada uma
?

73
nuno
ct1fjo