ARLA/CLUSTER: "Figurinhas" no Telemóvel

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 4 de Julho de 2011 - 14:18:39 WEST


Imagine não ter que ficar ao pé do rádio para trabalhar todas as "figurinhas" necessárias para o seu DXCC, IOTA, WAS, etc… Basta ficar atento ao seu telemóvel, pois o site DXStation promete avisá-lo sempre que uma "figurinha" aparecer na rádio.

O serviço comercial é simples. O site tem uma rede própria de "Skimmers"* no planeta que monitorizam constantemente as estações "no ar" nas bandas de HF e VHF (160 a 2m). A cada estação identificada, o sistema verifica se algum dos utilizadores inscritos no site precisa daquela "figurinha", então envia um SMS (mensagem de texto) para o telemóvel do utilizador inscrito.

O site deixa bem claro que eles não são um “DX spot cluster”, apenas recebem o indicativo e avisam os seus utilizadores segundo as condições indicadas pelos DXistas. No entanto, o site não informa a localização dos receptores nem de onde retira os spots em SSB (que não podem ser captados pelo Skimmer).

Quem gosta de deitar dinheiro fora pode contratar o serviço directamente no site do DXStation: http://www.dxstation.com; caso esteja usando este serviço, lembre-se de desligar o telemóvel durante os contests, caso esteja na categoria de NÃO ASSISTIDO.

"Skimmers"* - O software chamado CW Skimmer, foi criado por Alex Shovkoplyas, VE3NEA (www.dxatlas.com). Ao ligar o Skimmer a um receptor SDR (Software Designed Radio), terá um sistema que permitirá descodificar todos os sinais de CW numa ou mais bandas num piscar de olhos.

Características técnicas normais do CW Skimmer:
- DSP que trata o sinal recebido aplicando o noise blanker, AGC e filtro de CW muito estrito;

- Descodificador de CW muito sensível que utiliza um avançado algoritmo estatístico baseado no método bayesiano;

- Capaz de descodificar até 700 sinais telegráficos em paralelo usando usando um receptor de banda larga e um computador Pentium 4 a 3 GHz.


Fonte:Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/6ynhvhz) adaptado para Portugal por João Costa (CT1FBF).




Mais informações acerca da lista CLUSTER