ARLA/CLUSTER: CallBook Alternativo ao QRZ.com

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 4 de Julho de 2011 - 13:15:29 WEST


Há alguns dias, o QRZ.com passou a limitar o acesso às informações contidas no site aos visitantes que não efectuassem login. Segundo os proprietários do site, os motivos são protecção dos dados e limitar o acesso de “bots” (programas que vasculham o site automaticamente em busca de dados). A comunidade ficou dividida com a novidade e surgiu um novo site de callbook em resposta a recente mudança na política de acesso ao site QRZ.com.
 
O novo callbook online chamado HamQTH ( http://www.hamqth.com ) foi desenvolvido por Petr, OK2CQR que decidiu fazer seu próprio callbook e oferecê-lo gratuitamente à toda a comunidade. Petr diz que “concorda que a comunidade tenha que pagar para aceder aos dados fornecidos gratuitamente pelos próprios radioamadores”. Um diferencial do HamQTH é que os próprios usuários é que decidem quais os dados querem ou não compartilhar com os outros.

Cada usuário pode construir seu perfil com endereço, biografia, fotos, tipo de QSL que utiliza, formas de contacto – inclusive Skype, MSN, etc – e ainda decidir quais informações poderão ser acedidas apenas por utilizadores cadastrados.

Em breve o HamQTH também oferecerá acesso dedicado aos programas de log e dxcluster.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/3cxb5nr) adaptado para Portugal por João Costa (CT1FBF).



Mais informações acerca da lista CLUSTER