Re: ARLA/CLUSTER: Válvula de churrasco

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 30 de Janeiro de 2011 - 14:18:48 WET

Boa tardes colegas

Até que enfim que a temática está a tomar o caminho correcto (ainda que
apenas  pela iniciativa do jovem Renato, pois é raro um jovem de 19 anos
entender alguma coisa de válvulas, como é o caso do Renato). Já era tempo de
terminar os comentários retóricos sem utilidade alguma, e começar a debater
o assunto como deve ser.
Já trabalho com válvulas desde os primórdios da minha ligação com o rádio e
até aos dias de hoje profissionalmente, lido com umas "pequenas" válvulas
capazes de debitar  1 Mw  ( sim!!!...1000.000 de watts) em SSB sem corrente
de grelha, do tipo TH558, entre condensadores de vácuo e fenomenos de
ionização de todos os tipos. Todas as explicações sobre o assunto têm alguma
razão de ser, e ninguem está errado. Não sou "doutorado" em válvulas, nem
venho dizer  que o que sei é mais do que os outros sabem. Venho apenas dar a
minha opinião ( para quem a quiser aceitar) baseada na experiência.

O efeito de ionização numa válvula, pode acontecer devido as vários motivos.
No entanto o que é ionizado é um gás qualquer, seja ele qual for. Temos por
exemplo as rectificadoras de vapor de mercúrio, onde é o vapor de mercúrio
que é ionozado, (aqui o filamento serve para evaporar o mercúrio, mais do
que para aquecer o cátodo) dando aquela luz azul muito bonita. Por outro
lado, as conhecidas válvulas estabilizadoras, do tipo OA, OB etc, utilizam
varios tipos de gás para estabelecer uma tensão de referência, chamada
tensão de ionização. Estas válvulas são o equivalente valvular dos diodos
zener. Estas válvulas pertencem à categoria de cátodo frio, pois não
necessitam de filamentos, porque a tensão de ignição é baixa.
Os gases mais usados nestas válvulas são o NEON para uma tensão de ionização
de 60V, o ARGON que ioniza aos 75V, o XENON que é utilizado nas válvulas de
105V e finalmente a mais comum de 150V, como a OA2, muito utilizada nos
transceptores de amador a válvulas, e que utiliza o KRYPTON como gás (não as
aproximem do super-homem eheheheh!)
O efeito de ionização, numa válvula de potência pode ser provocado por
vários motivos. Todos os apontados em anteriores e-mails são válidos.
 Quando uma válvula está muito tempo sem funcionar, pode e como muito bem
disseram deixar entrar alguma pequenissima quantidade de ar, nas ligações
vidro/metal, ou pela porosidade da cerâmica, no caso de válvulas cerâmicas.
Quando o getter não consome todas as moléculas dos diversos gases que podem
entrar na válvula, mesmo que em pequenissima quantidade (pois so reage com o
O2), ao ligar a válvula podem acontecer 3 tipos de anomalias. O filamento
oxidar, a válvula ionizar,  e o mais importante...Saltarem arcos eléctricos
entre a placa e os demais electrodos do tubo.
Como tal, e isso é o mais importante nas válvulas de grande potência /
tensão de placa, é a chamada "formatação" da válvula. Esta formatação
consiste na junção de todas as grelhas com a placa, ligam-se os filamentos e
aplica-se uma tensão DC entre placa e cátodo que se faz subir até a corrente
atingir o valor nominal, deixando-se assim durante cerca de 5 horas no
minimo. Para válvulas de tensão até uns 4 ou 5 Kv, essa tensão é baixa,
podendo atingir valores de 20 ou 30V. Deve-se regular esta tensão de modo a
evitar que se exceda o limite de corrente da válvula. Esta operação tem como
finalidade "queimar" as moléculas residuais de qualquer gás que tenham
entrado na válvula.
Ora, se ligar-mos uma válvula de potência sem o necessário cuidado,
principalmente se estiver parada à muito tempo, ela ioniza, e o mais certo é
dar um grande estalo por ter saltado um arco lá dentro.
Mas não só isso acontece por "tempo de descanso". Outros motivos podem
ionizar a válvula. Por exemplo, exceder em larga escala a tensão máxima
admissivel, por via da tensão de rotura do proprio ambiente interno da
vávula (relacionado com o que anteriormente foi dito), pode provocar a
ionização, mas apenas dentro do espaço cátodo  / placa e nunca na zona
envolvente. Mais uma vez aqui o resultado é um "estalo" dos grandes, e um
arco que pode inutilizar a válvula, por destruição de grelas.
O outro motivo, e talvez o mais importante nas válvulas de grande potência,
é a ionização total, por efeito dos raios X emanados pela condução da
válvula. Nas válvulas de grande potência, e devido à tensões de placa muitas
vezes elevadas, produzem-se grandes quantidades de raio X. Esses raios X
variam de intensidade tambem com a corrente. Assim, uma valvula a funcionar
com tensões de 4 ou 5 Kv e correntes de mais de 1 amp (como parecia ser o
caso da pobre 4-400A) emite já uma considerável quantidade de raio X, que
ioniza tudo o que está dentro do invólcuro da válvula, assim como se faz
notar no próprio vidro, atravéz de clarões azuis. Este é o conhecido efeito
de ecran das válvulas, e acontece logo que a válvula começa a produzir os
primeiros raios X e os feixes electronicos atingem o vidro.. Este efeito é
muito vulgar nos amplificadores de potência, quando as válvulas atingem o
máximo regime. Normalmente neste ponto, a placa começa a ficar vermelha, por
aquecimento excessivo. (fica em brasa)
Para terminar, o vácuo absoluto é uma otopia e não existe. O que se consegue
são uns miseros 760 mm de coluna de mercúrio (peso da coluna de ar da
atmosfera) e nada mais que isso. Se existisse vazio absoluto o universo era
engolido por esse fenómeno inatingivel, tal como fazem os buracos negros que
existem algures no longinquo universo, e que "absorvem" sem lhes deixar
rasto constelações inteiras. Basta haver espaço para ter de existir qualquer
coisa nele, e os espaços vazios entre a matéria tem sempre que ser
preenchidos com alguma coisa.
No caso do video, acho que tudo aconteceu ao mesmo tempo, Uma coisa é
certa...Aquela válvula não estava a trabalhar com 650v de placa nem com
100mA de corrente. Aquilo para acontecer numa 4-400A, tem que levar  pelo
menos 4 ou 5 Kv de placa, e uma corrente de mais de 1 Ampere. O resto é
"parvoice" do OM que destruiu a válvula!... Não a devia ter comprado de
certeza! não se derretem assim mais de 200 euros!!!

73 de CT4RK

2011/1/30 José António <ct1dqb  gmail.com>

> [...]
> habitual de uma válvula deste género avariar, é que a corrente é de tal modo
> intensa, proveniente de uma sobre-excitação ou polarização mal desenhada, e
> pode estar a despir o cátodo. Assim as partículas "arrancadas" do mesmo
> espalham-se como um gas, e geram este efeito de ionização. Pode dizer-se,
> humoristicamente, que "nasceu ar vindo do cátodo".
>
> Claro que se a válvula for velha, o ar pode entrar pelos buracos dos pinos
> da válvula, o que é raro, diga-se de passagem. Além do mais, ar dentro da
> válvula provoca uma descarga imediata, mesmo com o cátodo FRIO.

*
*