ARLA/CLUSTER: Válvula de churrasco

José António ct1dqb gmail.com
Domingo, 30 de Janeiro de 2011 - 11:36:15 WET

Olá colega Renato,
A sua explicação está muito interessante, mas penso que falta uns detalhes.
O Getter que comenta, que é habitualmente constituído por magnésio só
consome do ar que poderá entrar no interior da válvula um elemento: o
oxigénio. Isto é para evitar que o filamento se oxide devido às altas
temperaturas que habitualmente funcionam. Se isso acontecer, a oxidação
do tungsténio, facilmente se queimará o filamento. E como disse o colega
Matias num mail anterior, válvulas que estejam muito tempo em
prateleira, quando se ligam as válvulas pela primeira vez, a tensão de
filamentos inicialmente é baixa e muito devagar vai-se subindo, para que
o oxigénio no interior da válvula se misture com o Getter e não com o
tungsténio do filamento.
As válvulas que actualmente encontramos à venda, ou são muito antigas,
ou são fabricadas por recentes fabricantes chineses que não costumam ter
a qualidade de fabrico como marcas que estávamos acostumados: Eimac,
Amperex, RCA, GE, Phillips, Telefunken, etc. E costuma-se dizer que as
válvulas não são como o vinho do porto - quanto mais antigas melhores -
Quanto mais antiga é uma válvula mais ar se encontra no seu interior. No
filme a válvula utilizada é uma Eimac, de certeza que estará com mais ar
no seu interior que quando era nova, e garantido que esse ar será na
maioria costituído por azoto. Por isso não vai ser muito difícil de ela
ficar ionizada no seu interior.
Em relação ao cátodo e sua constituição:
Para que a emissão de electrões possa ocorrer, o cátodo tem que ser
aquecido a altas temperaturas. O filamento ou aquecedor pode ser
electricamente separado do cátodo de emissão. Tal cátodo é chamado de
aquecimento indirecto, enquanto que um filamento de emissão é chamado de
aquecimento directo. Obtém-se muito maior emissão de electrões a
temperaturas relativamente baixas quando se usa materiais especiais que
metais puros (o tungsténio) Um desses elementos é o Tório, dissolvem
Tungsténio com Tório. Outro material utilizado, este com eficiência
superior, é o "cobertura de óxido" é uma mistura de óxidos térreos raros
cobrindo uma camada metálica. Embora o cátodo de cobertura de óxido
tenha uma eficiência muito superior, é muito utilizado em válvulas
pequenas, e este processo só se utiliza em aquecimento indirecto.
A 3-500Z é uma válvula com cátodo de aquecimento directo constituída de
Tungsténio dissolvido com Tório.
As válvulas de aquecimento directo são mais lineares que as de
aquecimento indirecto, isto é um dos pontos a favor que lineares que
tenham a 3-500Z o áudio é de qualidade superior a lineares com válvulas
cerâmicas.

73
José António