Re: ARLA/CLUSTER: Válvula de churrasco

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sábado, 29 de Janeiro de 2011 - 10:54:14 WET

Bom dia.
Todas a válvulas têm ar, nem que seja residual, ao nível molecular.
O vácuo nuca é perfeito. Por isso é que elas têm o Getter, ou seja aquela
mancha prateada num dos lados, que é um  altamente oxidante,
normalmente Bário.
Além do mais, as válvulas são coisas frágeis, sofrem processos de dilatações
e, a sua grande maioria é antiga o que começa a favorecer a entrada de ar.
Por isso é  muito comum entre os amadores mais experiente, fazer-se o
processo de "cozedura" ou seja, quando uma válvula é nova ,deve ser ligada
apenas nos filamentos com uma tensão progressivamente maior até ao ideal,
num processo de dias afim de ir "matando" as partículas de ar.
Este método tem salvo muitas valvulas, nomeadamente as da ex-URSS, pois são
valvulas já muito antigas.
Nas válvulas de vidro, é fácil ver a ionização, mas nas cerâmicas também,
basta olhar para elas num local suficientemente escuro.
Em muitos amplificadores que fiz a válvulas, os de audio, são a válvulas de
vidro e, muitas vezes aconteceu, ligar uma KT88 ou uma 6L6 e acontecer
aquilo: Forte ionização, e em poucos segundos ficar completamente branca dos
gases.no interior.
São azares, só acontece a quem os faz.

73
Matias