ARLA/CLUSTER: Funções pouco usadas em D-Star

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2011 - 11:37:32 WET


Caros Colegas,

Existem uma serie de funções que são pouco utilizadas em D-Star, mas que podem ser muito praticas.
	
Deixo-vos o exemplo de duas menos utilizadas, sendo as restantes mais em uso e tendo por referencia o repetidor D-Star CQ0DSA localizado na Serra da Arrábida em Setúbal e propriedade da ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano.
	

Echo Test - Serve fundamentalmente para testar o som da nossa modulação e assim sabermos como os nossos correspondentes nos escutam. O repetidor utiliza o mesmo canal para receber e para transmitir. Fale algumas palavras, posteriormente a "gateway" irá reproduzir o seu áudio gravado:
	
	Programação para "Echo Test" no CQ0DSA 
    
	YOUR: CQ0DSA▪E (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres) 
	RPT1: CQ0DSA▪B (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres) 
	RPT2: CQ0DSA▪G (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres)
	  My: (o seu Indicativo)
	
	▪ - Representa um espaço em branco.  
	
	************************
	
Repeater Status - Serve para descobrir como os módulos (VHF (C), UHF (B) e 1200 MHz (A)) ou um só destes módulos está ligado. O repetidor vai reproduzir uma série de arquivos de áudio onde se indica onde o módulo actual está ligada, como por exemplo - " Modulo B ligado ao reflector 0 2 9 B ". Se o acesso à Internet não estiver ligado, o repetidor irá anunciar, "desligado ".

Periodicamente também existem as transmissões de mensagens de voz e texto, normalmente a cada 60 minutos em Portugal, onde se indica o actual "status" do repetidor para esse módulo. A mensagem de texto irá também aparecer no visor do seu rádio ( esta situação é um, alias dois, scripts que estão a rodar ininterruptamente no servidor e que não é uma regra, pois neste caso foram instaladas pelo Jorge Santos (CT1JIB) que traduziu do inglês, e só existem actualmente nos repetidores da Arrábida, Lisboa, Chaves, Torres Vedras e São Mamede. Vão também estar disponível no repetidor de Angra do Heroísmo, Açores depois de reparado. Nos restantes, não existe estes scripts ou seja em Baltar, Estrela e Oliveira de Azeméis)
	 
	Programação para o "Repeater Status" no CQ0DSA (porta DV B)
 
	YOUR: CQ0DSA▪I (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres)
	RPT1: CQ0DSA▪B (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres)
	RPT2: CQ0DSA▪G (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres)
	My: (o seu Indicativo)
	
	▪ - Representa um espaço em branco. 
	
	*************************
	
	

"Call Routing" ou chamada selectiva

Permite a um utilizador da rede D-Star fazer uma chamada a outro utilizador, neste caso ao CT1FBF, sem saber qual a localização dele. Quem recebe deve imediatamente capturar o indicativo do colega para poder estabelecer a comunicação. Deste modo, quem chama sai no repetidor onde o correspondente tiver estado presente pela última vez, é portanto útil a todos que ao fazerem viagens e passem por vários repetidores se vão fazendo presentes no mesmo, simplesmente emitindo uma vez no mesmo.

YOUR: CT1FBF
RPT1: CQ0DSA¤B
RPT2: CQ0DSA¤G
  My: (O seu indicativo)

¤ - Representa um espaço em branco.

************************

Existe ainda a chamada geral num dado repetidor, por exemplo, chamar CQ no repetidor de Saragoça em Espanha.

YOUR: /ED2ZAAB (ATENÇÃO a letra do módulo, neste caso B, é sempre a última e não podem existir   mais de 8 caracteres no total) 
RPT1: CQ0DSA¤B (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres)                  
RPT2: CQ0DSA¤G (ATENÇÃO aqui não podem existir nunca mais de 8 caracteres)
  My: (O seu indicativo)

¤ - Representa um espaço em branco.


Tanto nas chamadas em "Call Routing" como em chamada Geral internacional (ou não) devem ser feitas várias tentativas de chamadas curtas, pois como não ouvimos se existe tráfego no repetidor que estamos a chamar não sabemos se não estamos a efectuar uma comunicação ao mesmo tempo que esteja por lá a decorrer um QSO. Assim, deve-se proceder da seguinte forma: Prime-se o PTT aguarda-se 1 Seg. e chamamos; por exemplo - " CT1FBF over " - mais 1 Seg. e largamos a emissão, isto deve ser feito sempre em voz clara e pausada, em resumo, num bom áudio, e nada de coisas rápidas, embora quem receba possa sempre confirmar no display quem emitiu.


Convêm alertar que existe outras funções que normalmente não são disponibilizadas pelos administradores dos repetidores, aos vulgares utilizadores, por motivos óbvios. Nestes casos estão a linkagem permanente aos reflectores, repetidores e desconexão dos links anteriores.

	
 Estas opções e muitas outras estão disponíveis para consulta através do D-STAR Calculator versão 2.2.0.2 em: http://www.dstarinfo.com/Calculator/DSTAR%20Web%20Calculator.aspx
	

	
João Costa, CT1FBF
	
	



Mais informações acerca da lista CLUSTER