Re: ARLA/CLUSTER: CQ0TAAS, 1º repetidor em modo "simplex" no Serviço de Amador em Portugal.

Diogo Condeço diogocondeco gmail.com

Boas,

Segundo o que li esse repetidor está licenciado para SSTV, estou errado?
Pelo bandplan da IARU essa banda estaria reservada a esse modo...

Estando esse repetidor disponível para SSTV será que o modo "simplex" será o
melhor? Ou seja, a duração que o repetidor tem de memória é suficiente para
garantir que as imagens de SSTV são recebidas na totalidade e retransmitidas
integralmente?

Com tanto repetidor que por aí há, será que ainda há lugar para mais? Ainda
por cima em simplex? Que vantagens existem para que se opte pelo "simplex"?

Mais uma vez, é de admirar as intenções da ANACOM na revisão da
legislação... Só é pena serem eles os primeiros a violarem-no, a menos que
Portugal já tenha sido expulso da Europa....

Pois segundo a IARU:

(...)

1. IARU REGION 1 BANDPLAN
The following notes are part of the officially adopted IARU Region 1
bandplan, and all member societies
should strongly promote adherence to the recommendations made in these
notes.
1.1. General
i. In Europe no input or output channels of telephony repeaters shall be
allowed to operate
between 144.000 and 144.794 MHz.

(...)

O que impede alguma alma mais mal intencionada de usar este repetidor para
fonia?

Compreendo que a A.R.A.S não esteja a fazer nada de mal, nem este email se
trata de uma crítica à Associação nem aos seus dirigentes, pois pelo que li
tudo está licenciado pela ANACOM, mas não seria sensato eles recusarem-se a
usar essa frequência? É apenas a minha opinião...

Enfim, abriu-se mais um precedente perigoso... vamos ver onde ele nos
leva....

Cumprimentos,
Diogo - CT2IRW