Re: ARLA/CLUSTER: Rádio amadores de telemóvel.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2011 - 18:39:30 WET

Eu tambem respeito quem gosta, mas daí até cometer algum delito de opinião
ao dizer que isso não é radio, vai alguma distância... A verdade é que não é
radio e pronto. Senão qualquer dia quem usa um telemóvel, um SKYPE, um MSN,
um YAHOO é radioamador.
Como se diz...Cada macaco no seu galho. O que é que pode interessar eu falar
com o CT1HXB com um "android" ligado ao echolink?...Não seria mais fácil e
pratico falar com ele directamente pelo telemóvel?...Uma questão de
custos?...Então preferia o SKYPE pois tem video e tudo!
Continuo a achar que o echolink tem algumas partes interessantes e uteis ao
radioamadorismo, principalmente na interligação de repetidores e na
possibilidade de 2 colegas em móvel ou em portátil se comunicarem mesmo que
distantes.
outra possibilidade é a ligação por reflector como se faz em D-STAR. Mas não
mais que isso.