ARLA/CLUSTER: Rádio Praga e Rádio Gronelândia encerram as emissões em Onda Curta.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011 - 16:07:35 WET


Mais duas emissora internacionais anunciaram cortes de emissões em Ondas Curtas, a Rádio Praga e a Rádio Gronelândia. 

No primeiro caso, a decisão é do ministério dos negócios estrangeiros da República Checa que financia as emissões em Ondas Curtas da Rádio Praga. O fim das emissões está previsto para o dia 31 de Janeiro de 2011, porém a rádio permanecerá com os seus programas através da Internet, rádios associadas e via satélite.

No segundo, a KNR - Kalaallit Nunaata Radio (Radio Gronelândia Internacional) um serviço publico emitido desde a capital Nuuk, também vai desligar a 11 de Fevereiro de 2011 o seu emissor de baixa potencia em Onda Curta (SSB) desde a torre Greenlandic em Tasiilaq e outros 5 em Onda Media espalhados pelo território. 

O ministério da Habitação, Infra-estruturas e Transportes informou que não dispõe de verbas para adquirir novos emissores em onda curta e não pode continuar a subvencionar as despesas de manutenção das restantes 5 estações em Onda Media, localizadas em Upernavik (810 kHz), Uummannaq (900 kHz), Qeqertarsuaq (650 kHz), Nuuk (570 kHz) e Simiutaq (720 kHz). Estes transmissores emitem com uma potencia entre 5 e 10 KW. 

Conjuntamente e numa segunda fase será a vez dos pequenos transmissores em FM, com potencias entre 10 e 50 W, especialmente os localizados junto à costa em zonas pouco habitadas ou mesmo desabitadas. 

Em principio, somente os 5 emissores em Onda Media puderam vir a ser substituídos por um ou dois novos emissores de alta potencia. Estes cortes vem na sequencia da implementação de um plano de investimento 5 milhões na televisão digital temeste.

Também, neste caso, a rádio permanecerá com os seus programas disponíveis através da Internet.


Fontes: Diversas via Internet.





Mais informações acerca da lista CLUSTER