ARLA/CLUSTER: Podcasts - O que São e como Usar?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2011 - 17:37:19 WET


PODCASTS - O que são?

Em primeiro lugar - os RSS
Decerto já passou pela experiência de querer verificar se determinado(s) site(s), ou secção de um site, tem notícias novas. Para tal, tem então de ir aos seus favoritos ou à barra de endereço do seu browser e carregar cada site, um a um, procurando por algo de novo. Tal esforço consome tempo (muito tempo) e nem sempre com total eficácia acabamos por dar conta do que de facto há que seja novidade. Agora, com o RSS, esta tarefa fica amplamente facilitada.
 
Pelo RSS ("Really Simple Syndication") pode manter-se a par das notícias novas que cada site ou secção do site disponibilizam, sem ter que carregar o site todo. Sempre que fizer um “refresh” ou “reload” ao link RSS, vai automaticamente saber se há, ou não, notícias novas. Poderá depois, se desejar, clicar nas notícias e aceder ao site. Isto é algo que certamente já conhece.

Mas se está a ler este texto, provavelmente é porque procura alguma luz ao fundo do túnel no que diz respeito aos Podcasts.
 

Os PODCASTS
Vulgarmente tem-se generalizado o termo PODCAST como um tipo de ficheiro áudio, vídeo, de imagem ou PDF que pode ser descarregado para o nosso computador. Tal é verdade, mas não inteiramente verdade...

Como PODCAST deve em primeiro lugar subentender-se uma forma automática de descarregar alguns tipos de conteúdos/ficheiros para o seu computador. Baseando-se na mesma tecnologia e no mesmo princípio dos RSS, os Podcasts não são mais do que links, que ao serem colocados em programas específicos farão com que os ficheiros novos sejam imediatamente descarregados. 
Novamente: com isto evita ter que clicar em várias páginas até chegar ao seu programa favorito e só depois poder verificar se há algo novo e, então, fazer o download do mesmo.
 

Como Usar?
1. Copie o código do respectivo programa que pretende
2. Cole o link no Software que utiliza para descarregar os Podcasts
 
Já Está! A partir daqui, sempre que houver programas novos, o software que utiliza irá descarregá-los automaticamente para o seu computador. 
 
ATENÇÃO: se utiliza o iTUNES, clique simplesmente no botão respectivo e automaticamente o podcast será adicionado à sua lista. 

 
O melhor mesmo é experimentar!
Primeiro que tudo, precisa instalar um ‘leitor’ de PODCAST. São estes programas/software que irão verificar no site se existem ficheiros novos dos programas que subscreveu. Quando isso acontecer, farão de forma automática o 'download' dos programas para o seu computador!

Se não possui nenhum destes programas, a Internet oferece-lhe imensos. São grátis, ‘leves’ de descarregar e fáceis de utilizar.
 
Aqui lhe deixamos alguns exemplos:
 
'LEITORES' / SOFTWARE PARA PODCASTS
Para o Windows;
iTunes
Juice
Doppler
WinAmp

Para Mac OS X;
iTunes
Juice
PulpFiction

Para Linux/Unix;
Peapod
Podracer 
 

"Como adiciono os links no software que uso, para fazer o download dos ficheiros?"
 
1. Sempre que um site lhe disponibiliza um link para automatizar o download de ficheiros, vulgo Podcasts, essa informação é visualmente identificada pelo logotipo. Clicando no botão poderá então subscrever o Podcast escolhido de várias formas: ‘arrastando’ o URL/link para o seu ‘software leitor’ ou fazendo ‘copy-paste’ desse link.
Se utiliza o programa da APPLE - iTUNES, saiba que pode subscrever automaticamente -> clique simplesmente no botão respectivo para adicionar podcasts ao itunes e o podcast será adicionado à sua lista no mesmo instante. 

2. Sempre que o software identificar que determinado programa tem um ficheiro áudio ou vídeo novo (consoante os casos) fará o download de forma automática do ficheiro para o seu computador. A forma de configuração disto varia, de acordo com os vários softwares existentes. Consulte no menu 'HELP' do seu mais informação sobre isto.

3. Sempre que quiser ouvir os ficheiros áudio ou vídeo dos programas, basta ir à pasta para onde eles são descarregados e: 
a) clicar para para ver e/ou ouvir o programa 
b) copiar o ficheiro para o seu leitor portátil e ver e/ou ouvir como, quando e onde bem lhe apetecer.
 
Saiba mais sobre Podcast – aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast (Wikipédia)


Fontes: Podcasts RDP e Wikipédia



Mais informações acerca da lista CLUSTER