ARLA/CLUSTER: Off Topic: 2011 vai ser o ano dos tablets.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2011 - 17:54:50 WET


2011 vai ser o ano dos tablets, que cada vez mais têm dado que falar. De quem é a culpa? Da Apple, claro - o iPad fez de tal forma sucesso que até à data já vendeu mais de 18 milhões de unidades. O conceito é simples: pegar nos melhores elementos de um computador portátil e juntar-lhe um conceito de portabilidade semelhante ao de um smartphone. O resultado? Um tablet.

[http://www.telemoveis.com/images/stories/Noticias/ipad_01.jpg]

Os tablets vão revolucionar o mercado e não só, em 2011: agências especializadas, como é o caso da Gartner, dos EUA, prevêem que vão ser vendidos 55 milhões de tablets durante este ano. Mas não fica por aqui: até ao fim de 2010 foram já vendidos aproximadamente 20 milhões de tablets em todo o mundo, número que vem praticamente triplicar em 2011. Já em 2014, de acordo com a mesma agência, 1 em cada 10 computadores portáteis vão ser planos ou tablets.

Podemos, então, falar de competição entre computadores portáteis e tablets? A tendência é a de ambos os dispositivos se juntarem ou, antes, complementarem. E de facto não podemos censurar que tal ocorra: o tablet é prático, tem uma autonomia perfeitamente acessível (no caso do iPad a autonomia da bateria pode chegar até 10 horas) e é intuitivo, além de não ser tão pesado (o Galaxy Tab da Samsung pesa apenas 380g) e permitir a qualquer utilizador ter acesso aos seus conteúdos multimédia favoritos, em todo o lado: vídeos, filmes, imagens, e-books e Internet.

O iPad só foi lançado em Portugal recentemente (30 de Novembro) mas já pudemos constatar o seu impacto: tornou-se numa ferramenta não apenas de trabalho mas também de lazer. Seria de esperar que, com tamanha febre, o iPad não estivesse solitário por muito tempo - o Samsung Galaxy Tab, por exemplo, é já um concorrente de peso (embora não literalmente, pois pesa menos de 400g). Mas a guerra dos tablets não fica por aqui: 2011 vai observar várias marcas de reconhecimento internacional (ASUS, ACER, Samsung, HTC, Lenovo, entre outras) a apostarem neste mercado. Que inovações poderemos esperar neste segmento? Que novidades estarão guardadas? Ainda é cedo para dizer, mas as expectativas são elevadas.

[http://www.telemoveis.com/images/stories/Noticias/samsung-galaxy-tab1.jpg]

Fonte: Escrito por Lauro Lopes em telemoveis.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110114/6fe2889f/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER