ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo Pobre/Rico existe?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011 - 12:22:28 WET

Gostei da abordagem do colega Gomes!!...Alem do mais, quem quer usa e quem
não quer não usa. Eu por acaso até tenho, mas uso apenas esporádicamente. É
coisa que realmente acho interessante no aspecto técnico, e que possibilita
um bom grau de investigação nas áreas de software e redes pelos colegas
preparados para o assunto, o que é em todos os casos de louvar, mas não me
seduz muito para ser franco...Certamente  porque pouco ou nada entendo de
software...Agora a desculpa de ter um voicoder protegido, que tem que se
comprar para usar é no minimo ridicula!!! São 20 euros que isso
custa!!!..Então não pagam tambem pelos restantes componentes??? Quanto
custam os Hibridos ou transistores dos PAs????..Conseguem faze-los em casa?
 E pelo firmware que vem nos radios modernos???... A yaesu, Icom, Kenwood,
Alinco, etc, etc, não usa software dedicado na configuração dos
equipamentos???...Não é tambem pago???? Claro que é?...E é segredo
deles!...Então porque tanta polémica à volta do "AMBE"??
Quanto ao facto de ter como suporte *OPCIONAL* a internet...Consideremos
isso apenas como mais um acessório, e pronto!...Claro que a verdadeira
essência do radio perde-se um pouco, mas o radioamadorismo tambem tem
"faladores" e não apenas "latoeiros"....Diria até, que cada vez mais quem
contribui para os numeros dos radioamadores, são faladores e não latoeiros.
Cada um tem a sua visão e ocupa uma vertente no radioamadorismo, e tudo o
que for feito em prol do mesmo é de louvar. Tambem existem outras
modalidades que são *NA MINHA OPINIÂO, *piores que o D-STAR, como por
exemplo essa coisa a que chamam "RADIOSPORT",  que é uma invenção moderna,
mas que temos que aceitar, pois para muitos a competição é mais importante
que a troca de conhecimento e experiencia.

73 de CT4RK

2011/1/10 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

> Boas
> Só usei o exemplo do Dstar porque tive acesso a um mapa da distribuição do
> sistema no planeta e pode comprovar o que eu temia. O problema não está no
> Dstar mas sim em qualquer sistema que use a Internet como suporte para as
> nossas comunicações.
> O radioamadorismo foi uma actividade que permitiu durante quase um século,
> aos seus praticantes comunicar entre si de forma autonoma. Foi essa
> autonomia que nos permitiu ultrapassar as barreiras politicas económicas e
> sociais existentes no mundo.
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*