ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo Pobre/Rico existe?

Gomes ct1hix sapo.pt
Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011 - 11:59:36 WET

Boas
Só usei o exemplo do Dstar porque tive acesso a um mapa da distribuição do
sistema no planeta e pode comprovar o que eu temia. O problema não está no
Dstar mas sim em qualquer sistema que use a Internet como suporte para as
nossas comunicações.
O radioamadorismo foi uma actividade que permitiu durante quase um século,
aos seus praticantes comunicar entre si de forma autonoma. Foi essa
autonomia que nos permitiu ultrapassar as barreiras politicas económicas e
sociais existentes no mundo.
O uso da Internet vem de novo criar varias barreiras, separando de novo os
praticantes desta actividade.
Na minha opinião, para alem do estudo e do trabalho que dá ser radioamador,
a única característica que nos distingue das outras actividades de
comunicações é a nossa independência de todo e qualquer sistema criado ou
por inventar, que envolva terceiros!
Para terminar...que o Dstar funciona sem Internet, funciona, mas não é a
mesma coisa!

73 Gomes CT1HIX