ARLA/CLUSTER: Medidor de Potência/SWR (ajuda)

CT2JQB pedro_transistor sapo.pt
Quinta-Feira, 24 de Fevereiro de 2011 - 06:08:19 WET

Bom dia caros colegas,

Provavelmente já não se recordam de mim… Fiz o meu exame de radioamador em
2007, comecei a operar com um equipamento de VHF e UHF, mais tarde adquiri o
conjunto do antigo FT-757GX e pouco tempo depois cessei a actividade por
outros motivos alheios ao radioamadorismo.

Pouco tempo antes de abandonar a actividade andei aqui pelo cluster e fico
contente em regressar e ver que o pessoal continua cá, que se continuam a
debater assuntos interessantes e que continuam a partilhar os conhecimentos
que têm, dando “tema” a uns e permitindo que outros (tal como eu) aprendam e
aumentem os conhecimentos. Deixou-me entusiasmadíssimo o assunto das
descargas eléctricas!!!

Entretanto, á coisa de 1 mês voltou a dar-me a febre! Voltei a adquirir um
conjunto de HF rádio e antena tuner da Kenwood, usado mas completamente
imaculado dentro da caixa com todos os acessórios. Fantástico!

Ainda com a febre em altas, improvisei um simples dipolo com 20 metros para
logo me pôr á escuta e entretanto fui desencantar uma antena de CB de 5/8 de
onda que modifiquei, montei um balun e montei-a num mastro que também andava
para aqui.

Não tenciono comprar antenas feitas nem fontes de alimentação nem os demais
componentes para a estação, tenho conhecimentos e todo o gosto em fazê-lo eu
mesmo! Só não faço o rádio porque é praticamente “impossível”! Eheh!

Bom, mas o motivo ao qual me dirijo a vocês é porque tenho andado á procura
de um medidor de potência e ondas estacionárias (baratinho!) no eBay Inglês
e nas lojas espanholas e não encontro nada de jeito… Encontro muitos que são
absolutamente iguais em tudo e apenas mudam de marca… Que fidelidade isto
nos dá?

Gostava que algum colega me desse uma ideia do que comprar, queria algo com
precisão mas também não posso gastar muitos QSJ’s. Sei que sem ovos não se
fazem omeletes mas gostava que alguém me elucidasse sobre o assunto!

A todos vós o meu bem-haja por manterem o cluster tão interessante!

Recebam os melhores 73!

Pedro Madeira – CT2JQB