ARLA/CLUSTER: O pior é o que está para vir com a implantação das linhas elétricas inteligentes

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 - 15:49:22 WET


 Agora o que quase não se comenta são as interferências geradas por tantos outros equipamentos modernos, e que poucos não analisam.
  
Todos os electrodomésticos que utilizam motores ou que fazem chaveamentos, sujam a rede eletrica com interferências. O simples fato de ligar e desligar uma lâmpada também gera interferências. Isto sem falar nas lâmpadas compactas fluorescentes (lâmpadas PL ou econômicas), que usam circuitos eletrônicos para chavear a energia, transformadores, emendas de cabos, relógios medidores, disjuntores, etc, todos contribuem como fontes de interferência.
  
E o pior é o que está para vir que é a implantação das linhas elétricas inteligentes - as smart grids ou seja o conceito de redes inteligentes que deverá ser aplicado na telemedição de energia elétrica.
   
O que é para mim acredito muito embora não me aprofundei em conhecer o sistema mas acredito que seja uma fonte potencial de interferência em sistemas de rádio, o que pode causar problemas com nossas bandas de frequências de uso, digo isto porque deverá ser o mesmo sistema do PLC, ou seja transmissão de dados pela rede elétrica.
  
Que alem dos medidores inteligente será usada para outras finalidades, qual seja: um sistema de leitura de água que deve utilizar a tecnologia PLC. Este sistema permite que o consumo seja acompanhado em tempo real em uma central, e para isso, o hidrômetro (aparelho utilizado para medir o consumo mensal de água em um  Imóvel) é dotado de um modem PLC que é conectado à entrada da rede elétrica.
  
Hoje já temos no mercado equipamentos disponíveis em nível comercial para criar mini-redes PLC em casa ou no escritório, solucionando de forma barata as construções de rede interna com uso de PLC.
  
Também já temos no mercado câmaras de segurança em versões que contêm um modem PLC embutido.
   
Deste modo todas as imagens são enviadas para qualquer ponto de energia no local onde a câmara está instalada, sem a necessidade de passar fios ou cabos.
  
Voltando ao smart grid os grandes exemplos são Itália, que já instalou medição eletrônica em praticamente todo o país, Suécia, Portugal e Espanha, sendo que a instalação da rede inteligente se inicia normalmente com a implantação de medição eletrônica e sistemas de comunicação associados. Vários outros países membros da União Europeia já iniciaram a instalação de medidores eletrônicos.
  
A Anatel recentemente encerrou uma audiência publica a respeito, e quase não se ouviu alguém de nós comentar, vi apenas um colega nossa que fez o aviso.
  
Portanto os problemas do PLC, não se resume apenas em internet banda larga, mas sim outros seguimentos que estão aos poucos avançando.
  
Peço desculpas pelo longo comentário, mas foi com intuito apenas de fazer com que o foco do assunto não gire em torno apenas do PLC, e que se expanda a outras tecnologias que estão adentrando em nosso sistema.
  
   Abraços 

Sydney (PY2AID)


Rede VHF-DX: http://www.vhfdx.org



Mais informações acerca da lista CLUSTER