ARLA/CLUSTER: O futuro do Sul do Sudão

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 14 de Fevereiro de 2011 - 12:48:30 WET


Em nota intitulada “O Futuro do Sul do Sudão”, Bernie McClenny, W3UR, informa a comunidade radioamadorística sobre o que pode acontecer o resultado do referendum que decidiu pela separação do Sudão e Sudão do Sul. 

Mais informações sobre o Sudão do Sul ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sul_do_Sud%C3%A3o )

Segundo McClenny a declaração de independência do novo país deve ocorrer em 9 de julho deste ano. 

As Nações Unidas e os Estados Unidos já declararam que reconhecerão o novo país independente, um grande passo para fortalecer o acordo de paz firmado antes do referendum entre a região sul e a pátria-mãe, Sudão. 

O nome do novo país ainda não foi definido, mas provavelmente “Sudão” não fará parte do novo nome.

Com este cenário promissor, um grupo de trabalho foi constituído para permitir que o Radioamadorismo local tenha apoio profissional no contexto de apresentar o novo país para a comunidade de radioamadores mundial. 

O novo país surge com uma estrutura administrativa limitada, portanto esta primeira operação deve ser precedida por um planeamento cuidado em parceria com as autoridades importantes dos setores de telecomunicações, segurança e educação na região e no novo governo.

O grupo é formado por Alex, 5Z4DZ/PA3DZN; Robert, S53R e Martti, OH2BH. Eles tem coordenados os esforços para discutir com as instituições do Sul do Sudão. Muitas destas instituições estão baseadas em Nairobi, onde mora 5Z4DZ. Noirobi é um ponto importante para chegar à futura capital da região, Juba.

O grupo vai usar o curriculum do OH2BH e documentos para mostrar como o Radioamadorismo traz um impacto positivo na sociedade, especialmente em nações em pleno nascimento. Apresentarão um plano para utilizar todo o potencial do radioamadorismo enquanto a região se integra às demais nações.
Bernie, W3UR, foi escolhido para ser o porta-voz do grupo para manter a comunidade radioamadorística informada sobre o complexo desdobramentos políticos e o andamento do projeto de implantação do Serviço de Radioamador na região. 

O grupo também conta com apoio de outras entidades, como o NCDXF, além de recursos vindos do Japão.

O grupo pede que a comunidade DXista acompanhe de perto esse processo acerta da eclosão na nova nação, e torçam para que a paz continue após o referendum resulte em breve na independência de um novo país.

Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil.



Mais informações acerca da lista CLUSTER