ARLA/CLUSTER: COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA POR RADIOAMADORES - EQUIPAMENTOS TERRITÓRIO NACIONAL

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 14 de Fevereiro de 2011 - 12:12:40 WET


Caros amigos 

Radioamadores, Clubes, Associações, Núcleos e Tertúlias de Radioamadores


A CCNS- Comissão Coordenadora Nacional do SCERA - SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA POR RADIOAMADORES

Vem de novo dirigir-se a todos vós no sentido de se criar uma rede devidamente capacitada e organizada para dar resposta às eventuais necessidades do estabelecimento de comunicações alternativas de emergência, realizadas pelos Radioamadores em situações de catástrofes.

Assim, aproveitamos para solicitar às Equipas Directivas de Clubes, Associações, Núcleos e Tertúlias de Radioamadores, que sejam titulares de licenças de estações repetidoras de fonia ou digitais, que nos enviem informação relativa a cada estação repetidora no que respeita à sua capacidade de estabelecimento de comunicações através de energias alternativas, o mais detalhadas possível.

Esta informação tem como objectivo o estabelecimento de um mapa de repetidores capacitados para serem utilizados em emergência e desta forma se poderem  elaborar planos nacionais, regionais e locais.

A planificação será feita posteriormente com as Associações aderentes ao SCERA, ou não, e com as entidades representativas da protecção civil a nível nacional, regional e local.

Este é um trabalho que será realizado em colaboração com a ANPC-Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Aproveitamos também para fazer de novo o apelo aos Clubes, Associações, Núcleos e Tertúlias de Radioamadores, no sentido de lerem e apreciarem o Regulamento do SCERA, que se encontra publicado na internet, em : http://www.rep.pt/scera/ .

O Projecto SCERA, pretende congregar radioamadores sócios ou não de associações, etc....., mas com todas as associações, para se criar a coesão nacional relativa à temática das comunicações de emergência.

Todos os comentários recomendações, observações, críticas, etc....., serão bem vindas no sentido de se poder aperfeiçoar a organização.

Pretende-se fundamentalmente que os Radioamadores falem a uma só voz e o mais representativa possível da maioria, pois só desta forma será possível levar por diante uma organização eficiente capaz de estabelecer o debate sério e responsável com as autoridades nacionais, distritais e concelhias. 

Só com uma organização forte e suficientemente representativa, seremos capazes de discutir assuntos como a integração dos radioamadores no voluntariado, assegurar seguros enquanto em operações solicitadas, e todos os outros aspectos considerados indispensáveis e fundamentais.

O SCERA, está já a fazer a adopção do sistema HFLINK ALE, aliás como recomendado pela IARU, pelo que gostaríamos de estabelecer a meta de uma estação (mínima) HFN ALE, em cada distrito assim como nos arquipélagos da Madeira e Açores.

Contamos com a vontade e as ideias de todos, para que possamos ser cada vez mais fortes e organizados.

Ficamos a aguardar as informações relativas às  capacidades de trabalho dos repetidores, com energias alternativas (quais, o tempo máximo e a área de cobertura), assim como dos vossos comentários.

Qualquer dúvida, agradecemos que seja enviada para: 
proteccao-civil  rep.pt


Obrigado, 73


CCNS-COMISSÃO COORDENADORA NACIONAL DO SCERA

proteccao-civil  rep.pt


Fonte: GPDX  yahoogrupos.com.br; em nome de JOSÉ PROENÇA [gct2hiv  gmail.com]



Mais informações acerca da lista CLUSTER