ARLA/CLUSTER: Radioamadores registo QSOs

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011 - 15:23:51 WET


Mas, todos eles são radioamadores "ativos"?

"Mas, quantos deles são realmente ativos?", ele perguntou. Esta é uma daquelas perguntas que custam uns 64 mil dólares pensei e lhe disse "esta resposta depende do que você considera ativo".

Continuando ele disse "Bem, eu considero que um radioamador ativo é aquele que tem, pelo menos, uma procura na página do QRZ.com por ano, ou seja, quanto mais procuras ele tem, mais ativo ele é".

Este método é válido, até certo ponto. Um alto número de procuras no QRZ.com indica provavelmente um alto nível de atividade, mais especificamente, indica um alto nível de atividades no HF, para os quais os cartões QSL são comummente trocados. Por outro lado, aquele radioamador que é muito envolvido com seu radio-clube local, participa regularmente das redes do serviço de emergência ou possivelmente ajuda na manutenção da repetidora local, talvez não entre na condição de "procurado no QRZ" e, segundo este critério, não seria um radioamador "ativo".

Da mesma forma aqueles radioamadores cuja sua principal atividade seja longas conversas diárias no HF ou VHF com colegas de outras cidades ou países e que não precisam ou não fazem questão de cartão QSL, também não entrariam neste critério.

Também aqueles colegas que se deliciam com suas montagens, projetos e experimentações como sendo seu principal interesse e cujas atividades "no ar" se limitem apenas aos testes de seus aparatos, não concorreriam a este ranking. Estes colegas talvez estejam na ponta daquilo que chamamos de "a arte do puro radioamadorismo", mas, não serão considerados "ativos", baseados no número de procuras no QRZ.com .

Fonte: "Prazerosamente Morrendo" Após Todos Estes Anos Por Rich Moseson, W2VU - Colunista da revista CQ, coluna "Zero Bias", edição de agosto de 2010, páginas 8 a 10. 


________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Antonio Matias
Enviada: terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011 15:04
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Radioamadores registo QSOs


Como é possível? 
Dando uma pesquisa no DXsummit, pelo indicativo dos radioamadores mais activos obtive uma surpreendente conclusão.
Muitos deles, estão sem qualquer registo dum QSO  há pelo menos 10 anos.
Nem me dei ao trabalho de procurar mais tempo.
Como é que há colegas que são tão críticos e reivindicadores mas que não fazem  um  QSO que seja há 10 anos?
Extraordinário...

Experimentem: http://dxsummit.fi/Search.aspx

Há aqui outra coisa gira:  Luta de indicativos, vejam quem é mais popular: http://www.googlefight.com/index.php?lang=en_GB&word1=Indicativo+A&word2=Indicativo+B 


-- 
António Matias 

CT1FFU - CR5A 

www.dxpatrol.com 

QRV: HF, 6m, 4m,2m,70cm,23cm
SSB, CW, MGM
DX, EME, Contest,Sat.






Mais informações acerca da lista CLUSTER