ARLA/CLUSTER: Hoje inicia-se a nova era da Internet !

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 1 de Fevereiro de 2011 - 12:53:56 WET


Provavelmente para a quase totalidade da população este dia passará quase sem se notar a dimensão do acontecido.

Hoje inicia-se na prática uma nova era da Internet.

Durante o dia de ontem foram requisitados à Internet Assigned Numbers Authority - IANA os últimos  2 blocos disponíveis de endereços IPv4, endereços que são usados desde a origem da Internet para identificar todos os equipamentos que a ela estão ligados.

Os restantes 5 blocos que se encontram à muito reservados serão atribuídos nos próximos dias e de forma equitativa pelas 5 regiões "Internet" do globo.

Tal significa que dentro de poucos meses os blocos de endereços já em posse dos chamados "regional registries" (para nós na Europa o RIPE - Network Coordination Centre em Amsterdão) irão ficar esgotados e sem possibilidade de serem requisitados mais à Internet Assigned Numbers Authority - IANA ...

A Internet só vai poder continuar a crescer usando a nova geração do protocolo IP conhecida como IPv6 que apesar de ter já mais de uma década nunca se implantou muito além dos meios académicos.

A viragem que o dia de hoje proporciona é o vislumbre real do esgotar dos endereços IPv4, de que está para breve o dia em que queremos criar uma rede para a empresa ou para nossa casa e ninguém os tem para fornecer pelo que aparece a necessidade clara e evidente para quem tem ignorado o problema de que as novas aplicações e sistemas têm de ser desenhados para suportar IPv6 e as actualmente existentes que queiram continuar a comunicar com toda a Internet terão de ser compatibilizadas.

Mais informações sobre o Ipversão 4 e o novo Ipversão 6 em: http://www.guiadohardware.net/termos/ipv4


Fonte:01-02-11 12:00 - IPLNET.



Mais informações acerca da lista CLUSTER