ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se devia fazer um exame pratico

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2011 - 11:35:55 WET

Bom Dia Colega Proença,
Respondo abaixo em linha com os textos.

Em 26/12/2011 22:15, CT1GZB - José Luís Proença escreveu:

> **
>
> **
>
> *Mas agora pergunto eu: *
>
> **
>
> *Porque é que um radio-amador tem de saber fazer um chamada de
> emergência ou urgência? *
>
> Porque pode ter a necessidade de o fazer em caso de catástrofe (como
> foi em várias ocasiões em Portugal)

Está previsto (ou pelo menos estava) no nosso regulamento uma chamada e
emergência ou urgência faz-se dizendo a palavra "Emergência ou mayday"
três vezes seguidas numa frequência
que esteja ocupada previamente.

> **
>
> ***Para que serve um radio-amador saber fazer uma chamada de
> emergência ou urgência?*
>
> *Como se pode ver, por exemplo no Youtube, (caso do furacão Katrina)
> houve vários pedidos com urgência que, nestas ocasiões convém saber
> faze-las.*

O que eu vi no vídeo é uma rede de emergência por radioamadores
disciplinada (coisa que não acontece cá), cá cada um quer a sua dose de
protagonismo e aparecer para a fotografia.

> **
>
> *O radio-amador teve alguma formação em chamadas de emergência ou
> urgência?*
>
> *Não teve nem vai ter porque, se calhar, interessa que assim seja.*

Irrelevante, pois qualquer pessoa sem "formação" consegue passar uma
informação a relatar o incidente, mas atenção relatar somente os dado
relevantes e de interesse pois nestas situações
requere-se informação simples e concisa não é como já tenho visto e
escutado a relatarem a história toda e a empolgarem ainda mais a situação.

> * *
>
> *O radio-amador vai fazer uma chamada de emergência ou urgência com
> quem ou para quem?*
>
> http://www.youtube.com/watch?v=yC0u42MnMdM&feature=related
> <http://www.youtube.com/watch?v=yC0u42MnMdM&feature=related>

Vi o vídeo é uma rede de emergência por radioamadores disciplinada
(coisa que não acontece cá)

> **
>
> *O radio-amador sabe distinguir uma chamada de emergência de uma
> chamada de urgência?*
>
> *Não sabe  nem vai saber  porque, se calhar, interessa que assim seja.*
>
> **
>
> *Se "lá fora" este tipo de situação é bem aceite por toda a comunidade
> radioamadoristica porque é que cá pelo burgo o tema
> rádioamador/protecção civil é um bicho de sete cabeças?*

Porque assim convém a certos dirigentes associativos para não lhe
"roubarem" o momento de gloria e acham-se todos muito sabedores de
Protecção Civil e se formos a analizar nas suas casas
cometem as maiores inseguranças a nível de Protecção Civil convém
lembrar o mote "A Protecção Civil começa em si", todos nós fazemos parte
da cadeia, ainda recentemente estive num
seminário de risco sísmico onde foi falado que até hoje todos temos
tomado atitudes incorrectas em caso de catástrofe, a medida correcta é
de dentro para fora ou seja, primeiro verificarmos se a
nossa família está bem e em segurança e só depois ir procurar ajudar o
vizinho ou as autoridades competentes.

> **
>
> *Se há colegas que querem enveredar por esse caminho qual é o
> problema? Assim como uns fazem Digitais, outros SSTV, outros
> telegrafia, etc.*
>
> **
>
> *Um Bom Ano de 2012 para todos.*
>
> **
>
> 73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
> ARVM # 53
> REP # 1418
> SKCC # 8178
> CT-QRP # 058
> http://ct1gzb.blogspot.com
>
> **

With kindly regards,

Paulo Santos, CT4DK - Board Member, IT manager for Europe and GEM
Coordinator for Portugal and Spain

GEM Voip number: 50052 <calto:50052> GSM: +351938487810
<calto:+351938487810>

GEM e-mail: ct4dk  gem-int.org

*GEM*

Global Emergency Communication

Providing Global Emergency Communications during Disaster

www.gem-int.org <http://www.gem-int.org/>

My profiles: Facebook <http://www.facebook.com/paulovieites> Twitter
<http://www.twitter.com/CT4DK>
Get a signature like this.