ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se devia fazer um exame pratico

filipe mesquita filipesilva960 gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Dezembro de 2011 - 23:39:29 WET

Boas noites,

Respectivamente a esta temática deixo umas perguntas para reflectirem:

·                    Quantos radioamadores sabem o que realmente é uma
catástrofe e os grandes obstáculos que há via rádio numa situação de
emergência?

·                    Que abertura dos organismos oficiais existe para estas
situações?

·                    Que distritos estão sensibilizados para esta temática
e as respectivas associações de radioamador incentivam à nossa intervenção?

·                    Se nem o Suporte Básico de Vida é obrigatório nas
escolas porque será obrigatório um radioamador saber se "comportar" em
cenários de emergência que se calhar nem uma emergência sabe (também não
tem de o saber).

Lanço aqui um desafio às associações de radioamadores para que se criem
equipas, procedimentos e uma cadeia hierárquica devidamente oficializada
com as respectivas frequências e seus indicativos em caso de "emergência".

Vou dar um exemplo para reflectirem e tentarem ir ao encontro do meu
pensamento:

Eu fui fazer uma caminhada pela montanha no Gerês, levei os equipamentos de
segurança necessários para a minha caminhada, juntamente com o meu rádio de
vhf.
A meio do percurso um companheiro meu teve uma queda e originou numa grande
hemorragia e precisa urgentemente de apoio avançado para reverter a
situação. Tentei fazer inúmeras chamadas para o 112 mas não tenho cobertura
de rede apenas tenho como meio de comunicação o meu vhf e activo repetidor
a Serra de Arga.
Faço uma chamada de emergência para que me activem o 112 e me enviem o mais
rápido e celebre uma equipa de resgate por estar em zona de difíceis
acessos.

Eu até nem tenho formação na área e quem me intersecta na minha chamada de
emergência também não o tem. Fico mais de 5 minutos a explicar ao colega 2
o que se passa, onde estou e do que preciso, esse colega 2 liga 112, o 112
vai fazer perguntas as quais não sabe responder (e que são importantes), o
colega 2 vai novamente chamar via rádio ao pedido de emergência para
responder às perguntas do 112 (CODU), e por ai em diante.

Traduzindo na activação do meio diferenciado 15 minutos após o primeiro
contacto via rádio (isto se houver gente disponível no repetidor).

Depois os meios de emergência não tem como contactar a vítima, vão precisar
desse repetido para os ajudar ou dar instruções ao contactante de uma
frequência para comunicação com o meio aéreo.

Estão a ver o cenário?

A minha solução seria na criação nos Centros Distritais de Operações de
Socorro uma frequência de emergência destinada a pedidos de emergência para
radioamadores, havendo assim mais eficiência na activação dos meios e
realmente haver a sensibilização para o que realmente é emergência. Após
esta criação ai sim haver os tais exames de uma chamada MAYDAY.

Isto tudo para uma vida salva com qualidade e um menos tempo de espera por
um socorro diferenciado.

Estou disposto a colaborar neste sentido.

73´s Filipe Mesquita CT2JSF