RE: ARLA/CLUSTER: O que pretendo nesta fase seria adquirir um rádio, que sobretudo desse para UHF...

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Quinta-Feira, 22 de Dezembro de 2011 - 14:56:17 WET

Boas tardes
Passe a publicidade, esse rádio que referem já está á venda na RMS com outra referencia em termos de marca e modelo mas de iguais caracteristicas e, na minha opinião, a preço que considero dentro de valores perfeitamente aceitáveis (acho de dentro da casa 60EUR).
73s e votos de BOM NATAL a todos
Silvio
ct1bpt

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: qui 22-12-2011 12:27
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: O que pretendo nesta fase seria adquirir um rádio, que sobretudo desse para UHF...

Ora Bom Dia e Boas Festas, caro Pedro Ferraz, CR7AFA.

Respondendo directamente às tuas questões:
 " De facto ontem quando o fui buscar, sei que embora tenha 2W de saída, tem uma opção de High Power e Low Power, tem alguma coisa a ver com a potência de saida? . Por outras palavras, não haverá maneira de limitar a saída para 500mW?"

No manual não consigo encontrar o valor da "Low Power" mas na Internet aponta-se nas " Reviews" para valores inferiores a 1W. Estas é a potencia de saída RF determinada com um medidor e uma carga de 50 Ohm. Com a antena que vem com ele, tendo em atenção as suas características técnicas, o valor efectivo irradiado deve ser menos de metade ou mesmo 1/3 dessa potencia. Obviamente que existe sempre maneira de reduzir a potencia de emissão, falta saber se internamente por meio de uma Resistência Variável se por software. Muitos dos equipamentos hoje em dia comercializados, esse parâmetro está oculto, mas é facilmente configurável por software.

" Em actividades geralmente utilizo 8 MotorolasT5532, mas se puder andar apenas com um rádio em vez de dois, preferia..."

Já te respondi a essa questão na anterior mensagem,  em  " Começo com um aviso legal: " mas volto a chamar-te a atenção para o seguinte; " ... desde que
os equipamentos se encontrem homologados para essa faixa segundo as normas europeias harmonizadas..." . Este equipamento, não é de todo, destinado ao mercado dos PMR (446 MHz) antes sim ao Serviço de Amador, que são coisas completamente diferentes.  Aqui, no radioamadorismo, estamos todos sujeitos a cumprir integralmente normas legais impostas e que devem ser conhecidas por todos e os nossos equipamentos destinam-se a ser utilizados por cidadãos devidamente autorizados para o efeito,  precisando  sempre, em ultimo caso,  de uma qualquer licença para emitir.

 " O João tem experiência com esse vendedor no Ebay? "

Não, não tenho,  mas penso que o Carlos Mourato pode responder.

" Se houvesse em Portugal não me importava de comprar cá,..."

Quanto a existir em Portugal directamente à venda numa loja, não conheço, mas normalmente o preço final pago sobe facilmente para o dobro se não mesmo para o triplo.

" Outra questão já li também que a antena original não pode ser mudada neste caso o Mark II já tem U/V na mesma antena "

Pois não te consigo responder a esta questão, mas há aqui na lista gente que certamente te pode esclarecer.

João Costa (CT1FBF)