ARLA/CLUSTER: Legalidade do WSPR

Pedro Correia pedrocorreia1111 hotmail.com
Quarta-Feira, 21 de Dezembro de 2011 - 17:46:24 WET

Boa tarde,

Sou um utilizador esporádico do modo WSPR, ocorreu-me no entanto as seguintes dúvidas:

Sendo este um modo de "beacon" é legal utiliza-lo sem qualquer licenciamento?
A maior parte do tempo que estou a operar em WSPR não estou ao pé do equipamento apesar de normalmente ter acesso remoto à estação, para mudar a banda e ver se está tudo OK.

Sei que não há muitos adeptos deste modo em Portugal, mas a minha dúvida é mais jurídica que outra coisa. Será que alguém sabe se este modo se enquadra na actual legislação. A minha questão surgiu de um "post" que vi num forum acerca do assunto, que argumentava que este modo aos olhos das legislações de diversos países não deveria de ser praticado.
Para quem não sabe WSPR é o acrónimo de Weeak Signal Propagation Report e é no fundo uma ferramenta de monitorização de propagação, não um modo de comunicação bilateral via rádio.
Podem dar uma vista de olhos em http://wsprnet.org/, eu uso normalmente ou por simples diversão, de manhã vou dar uma vista de olhos na base de dados para ver onde o meu sinal chegou, ou então para experimentar uma nova antena.
Será que alguém já se debruçou sobre este assunto?

73

Pedro CT7AEZ