ARLA/CLUSTER: Prémios de Investigação ANACOM URSI Portugal 2011

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2011 - 14:52:51 WET


Por ocasião da realização do 5.º Congresso do Comité Português da URSI - União Radiocientífica Internacional, que teve lugar a 11 de Novembro  de 2011 na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, dedicado ao tema ''Detecção e medição de sinais rádio no futuro das radiocomunicações'', o júri para atribuição do Prémio  de investigação ANACOM URSI Portugal 2011, decidiu atribuir ao Prof. Fernando Velez, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), uma Menção Honrosa pelo seu trabalho "Fixed WIMAX Profit Maximisation with Energy Saving Through Relay Sleep Modes and Cell Zooming".

O Prémio ANACOM - URSI de 2011, foi atribuído ex-aequo a Ana Catarina Caniço Cruz, do ISCTE-IUL, orientada pelo Profs. Carlos Fernandes (IT - ISCTE) e Jorge Costa (IT - IST), com apresentação da Antena híbrida UHF/UWB para sistema RFID passivo de identificação e localização em ambientes interiores e a Alírio de Jesus Soares Boaventura, da Universidade de Aveiro, orientado pelo Prof. Nuno Borges de Carvalho, do IT- Aveiro com o trabalho «Novel Excitation Signals for Efficient Microwave Power Transmission: From theory to system integration in commercial RFID reader»,.

O "Best student paper award" foi atribuído a Marco António Carvalho, do ISEL, orientado pelo Prof. Pedro Vieira, do IT - IST com a apresentação de um algoritmo avançado de controlo de oscilação de handover em redes LTE auto-geridas .

O Comité Português da URSI - União Radiocientífica Internacional tem por finalidade estimular, promover e coordenar, à escala nacional, os estudos nos domínios das ciências da radioelectricidade, das telecomunicações e da electrónica, cabendo à ANACOM a organização dos trabalhos.

Fonte: ANACOM





Mais informações acerca da lista CLUSTER