ARLA/CLUSTER: Segredos da Trapaça em Concursos por Jim Neiger, N6TJ

Jim Niger, N6TJ, um dos maiores competidores mundiais, num artigo recente, discute a principal chaga que tem arruinado a competição na categoria principal (Single Op All Band) nos grandes contests mundiais: a trapaça!

Segredos da Trapaça em Contest

Nos Anos Dourados de competição nos maiores Contests: CQWW, ARRL DX, CQ WPX, ganhar o primeiro lugar mundial como Single Operator All Bands, era considerado por muitos o "auge" do sucesso.

Mais do que alguns de nós, motivados por "tentar mais uma vez", deixavam a família e amigos para trás, empacotavam uma pesada bagagem e partiam para alguma ilha remota ou terra distante, e fingíamos que o cosido que estávamos comendo era quase tão bom quanto o peru servido no Dia de Ação de Graças servido em nossa casa.

48 horas de dor e esforço; tudo por diversão e para ser o número 1 do mundo.

E para mim, meus concorrentes eram simplesmente os melhores operadores SOAB do mundo: K0DQ, W2GD, CT1BOH, OH2MM, AI6V, OH2BH, N6AA, N6KT, KH6IJ, K6NA, N5KO, N6TR, N5TJ, 4L5A, KH6ND, W2SC... bem, você entendeu a situação...

Muitas décadas depois, eu continuo indo para o Havai, ou alguma ilha caribenha, ou de volta para a Ilha de Ascensão, ou para algum lugar "divertido".
Mas para mim, SOAB, e minhas 12 vitórias mundiais como SOAB, estão na seção de História Antiga.
Hoje, eu simplesmente me recuso a dar aos trapaceiros atuais uma gota de satisfação.

Eu acredito que SOAB foi essencialmente arruinado por (1) alguns palhaços - que emblematicamente entraram no ritmo daqueles que estão SEMPRE na mesma estação juntos [quando deveria ser SOAB], enquanto outros fazem uma massagem, ou servem vodka com chá gelado? ou... e pelos (2) Directores do CQWW e CQWPX que "não vêem maldade, não escutam maldade, não falam maldade"; parecem que preferem ficar em estado de choque que proferir soluções para estancar a onda crescente de trapaça que aparentemente o resto do mundo, ou pelo menos aqueles que acordaram ou se importam, já notaram.

Onde estão as "provas", muitos perguntam?

Alguns como Tonno ES5TV já mostraram (veja em http://radio-sport.net/). Em um ano o Palhaço-Chefe é desclassificado (você precisa usar uma lupa para ler as letrinhas no resultado). No próximo ano, todos querem que nós acreditemos que ele é o "Elmer Gantry" de 2011, recebeu apoio, e tornou-se, de repente, um legítimo número 1..?

Eu lembrei-me do comentário recente de EF8M (Op. RD3A) referente ao score no CQ WPX CW 2011 no 3830, especialmente tocante (ou nauseante, você escolhe) quando ele de fato se "auto-parabeniza" por seu novo recorde mundial: "Congratulations to Valery for a NEW WORLD RECORD CLAIMED !!!"; e comparei com uma memória tão vívida de 1970, quando eu estava ansioso para saber se eu havia ganho o CQWW 1969 SSB e CW. Eu tive que esperar 6 meses por uma ligação telefónica de W1WY, até que eu pudesse "parabenizar" a mim mesmo. Ah, estes horrendos dias de redes sociais e a gratificação instantânea.

Enquanto isso, eu aprendo com minha fonte (usualmente) segura, que na Rússia: o CQ WW e WPX Contests se tornaram uma comédia, à medida que os trapaceiros comemoram entre si suas grandes conquistas e as nossas lideranças continuam liderando...

Lembro-me de uma música de Judy Collins, com suas palavras finais: mande entrar os Palhaços, não se aborreça eles já estão aqui".

Fielmente,

Jim Neiger, N6TJ

Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil ( http://tinyurl.com/444unzx )