ARLA/CLUSTER: CQWW SSB 2010 Intolerante à Trapaça

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 30 de Agosto de 2011 - 12:30:20 WEST


O combate aos trapaceiros é uma realidade há alguns anos no CQ World Wide Contest. O comité do CQWW não apresenta sinais que vai aliviar as penalidades quando encontrar trapaça entre os participantes da competição. O resultado do CQWW SSB 2010 inclui 3 Cartões Vermelhos e 2 Cartões Amarelos.

Cartões Vermelhos 
4L5O - contatos não verificados 
RT5Z (RA3CW) - contatos não verificados 
E79D - assistência não-declarada e contatos não verificados
 
Cartões Amarelos 
RZ3AXX (RA3AKT) - assistência não-declarada 
RN4SN - assistência não-declarada

As sete penalidades foram aplicadas basicamente por dois tipos de violação do regulamento:
1) Contatos não verificados: quando o participante inclui em seu log contatos com estações que efetivamente não estiveram ativas durante o período da competição. Ao incluir estas estações - geralmente multiplicadores raros - no log, o participante tentou obter vantagem sobre os demais.

2) Assistência não declarada: o participante recebeu algum tipo de assistência durante o contest que o permitiu fazer mais contatos e/ou multiplicadores. Por exemplo, ao usar a rede de Cluster ou Skimmer para realizar mais contatos/multiplicadores o competidor deve declarar-se como "assistido". Não declarar-se como assistido e, mesmo assim, usar algum tipo de assistência oferece uma vantagem injusta ao competidor, portanto violando o regulamento do contest.

O comité do CQWW é categórico ao deixar claro que: "Se você planei estar entre os primeiros concorrentes, esteja certo que seu log será cuidadosamente verificado sob os termos do regulamento. Sua competição deve basear-se no Jogo Limpo".

54 Estações foram movidas para a Categoria Assistido

O resultado CQWW SSB 2010 também apresenta este ano a lista das estações que admitiram ter usado algum tipo de assistência durante o contest, mas que seus logs não indicavam isto. 
As 54 estações abaixo concordaram que sua categoria fosse mudada para "Assistido":
4XØA, 5N7M, 6V7T, 9A3XV, CT1AOZ, CT1BOL, DL3VZL, DM3MM, E73M, EA7LL, EE3E, EI0A, EU3AR, HA5BSW, HA7YS, I5FCK, II5W, JT5DX, KØRH, K2TE, K4KZZ, KI4LTO, LA2XPA, LT4S, LZ3CB, N3UA, OE9ICI, OK2SAR, RA1AL, SN8R, SO9Q, SP1RKT, SP3LWP, SP4TKR, UA1AFT, UT3SA, UT7E, UT7QL, UT7Y, UT8LN, UW5ZM, UW9L, UX2X, VA3PL, W3FW, W6AFA, W6SR, W7ISG, W7UT, WP3C, YV5LI, Z37M and ZF2AH.

O comité não deixou claro quantas destas estações foram movidas por um simples erro de categoria na submissão do log ou quantas realmente tentaram enganar o comité. Além disso, não foi divulgado o total de estações que foram consultadas, mas que não responderam ou que declaram-se "não-assistidos", mas que usam alguma assistência externa.

Quem joga limpo deve estar contente com as ações tomadas pelo comité; quem está interessado em trapacear terá que repensar sua estratégia para o CQWW 2011! 

Uma coisa está bem clara: O Comité do CQWW não permitirá que o Jogo Sujo prevaleça entre os competidores, doa a quem doer


Fonte original: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil ( http://tinyurl.com/447js4y )




Mais informações acerca da lista CLUSTER