ARLA/CLUSTER: Situação atual do satelite ARISSat-1/KEDR

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2011 - 11:26:45 WEST


Um dos idealizadores do satélite ARISSat-1/KEDR e Radioamador Gould Smith, WA4SXM disponibilizou para todos informações do estado atual do satélite. 

Em suas primeiras coletas de sinais de telemetria na primeira semana de operação do satélite Gould observou baixas tensões dos equipamentos no dia 10 de agosto de 2011. 

As tensões durante o eclipse continuam a diminuir fazendo com que o satélite entre em modo de alimentação de emergência.
Gould explicou as mudanças anotadas na frequência de145,950 MHz FM 

Downlink que foram escutados esta semana:

.	A voz masculina e a voz feminina que estão no cartão SD a bordo do satélite não podem ser lidas

.	Se nenhuma voz de saudação é transmitida pelo satélite significa que essas mensagens armazenadas no cartão SD não podem ser lidas

.	O satélite ARISSat-1/KEDR foi observado por um curto período de tempo e essa observação mostrou-nos que ele ainda passaria por um longo período de iluminação solar auxiliando-nos no monitoramento.

.	Relatórios recebidos em orbitas anteriores indicaram que as mensagens de saudações em voz feminina voltaram em seu funcionamento normal assim que os painéis solares carregaram as baterias do satélite. 

.	Após cada reinicialização do satélite realizada pelos controladores em Terra o software de gerenciamento verificou os valores de tensão da bateria do ARISSat-1/KEDR, potencia de saída e estado das baterias. Esta reinicialização da ao satélite um delay de 15 minutos e esta reinicialização proporciona um melhor aproveitamento da luz solar aumentando a vida útil das baterias do satélite quando ele passar por orbitas com muita iluminação solar.

.	O ARISSat-1/KEDR esta com configuração para potencia alta quando o satélite estiver com iluminação máxima do sol. Quando o satélite estiver no modo de baixa potencia ou quando a tensão da bateria estiver baixa ele transmitira sinais por 40 segundos e permanecerá desligado por 2 minutos. 

.	A equipe de monitoramento do satélite esta satisfeita com os resultados dos sinais de telemetria enviados pelo ARISSat-1/KEDR para os controladores em Terra. O software de monitoramento também trabalha corretamente e os controles de energia do satélite aumentarão a vida útil de suas baterias internas prolongando a vida do satélite em orbita da Terra.

Os controladores do satélite ARISSat-1/KEDR convidam a todos os Radioamadores e rádio escutas em todo o mundo a coletares os sinais de telemetria no modo BPSK e enviarem para arissattlm.org e desde já agradecem a ajuda de todos. 

MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab  amsat.org 
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/  




Mais informações acerca da lista CLUSTER