ARLA/CLUSTER: RE: QSL's: Os Portugueses são maus pagadores

José Araújo jose.araujo audiotrad.com
Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2011 - 10:51:38 WEST

Bom dia,

a reflexão é pertinente mas a solução está efetivamente na atitude de cada um. Não sei o que é possível fazer para se mudar essa imagem no exterior (nem sequer sei se ela corresponde à verdade) mas se cada um enviar os seus cartões "em tempo útil" estará a fazer a sua parte.

Pela parte que me toca atualizo o log no LOTW e envio regularmente cartões em papel para os contactos que não são validados pelo LOTW. As minhas indicações no QRZ.com são simples: "todos os cartões QSL são respondidos da mesma forma como são recebidos (ou via Bureau ou via direta)"; aliás se recebo um cartão direto depois de o ter já enviado pelo Bureau segue logo outro também por via direta (quer venha com portes pagos ou não).

Quanto às expedições/ativações de que sou responsável pelo tráfego QSL as informações sobre o procedimento são colocadas no QRZ.com e respeitadas em "tempo útil". Esperar receber QSLs de expedições/ativações antes de 2 meses parece-me pedir demasiado pois é necessário dar tempo às pessoas para regressarem, escolherem fotos, mandarem fazer os cartões e começarem a expedi-los. Para além disso aceito que possa considerar-se atrasado.

E, voltando ao pressuposto inicial, está em cada um de nós fazer o que lhe compete.

73's
José Araújo
CT1DSV