ARLA/CLUSTER: QSL's: Os Portugueses são maus pagadores

ct2jnm sapo.pt ct2jnm sapo.pt
Domingo, 28 de Agosto de 2011 - 23:29:05 WEST

" A ultima cortesia do QSO é a QSL"

Colegas:

Já não é a primeira vez que se fala sobre o assunto, quer seja aqui ou
em convivios ( feiras, almoços, jantares, etc,). No jantar de
aniversário da ARCN no mês de Março em Santa Comba Dão, um colga que
tina participado no ultimo colóquio da URE disse-me: " Nuno, em EA
todos dizem que somos caloteiros, maus pagadores de QSL's". Isto numa
conversa entre colegas e amigos não é bom de ouvir, mas muito menos é
de escutá-lo em frequência. Tal aconteceu hoje ás 10:43H UTC, numa
frequência na banda dos 40mt com 2 colegas espanhois 1 andorrenho e 1
italiano, os quais não vou mensionar os indicativos por uma questão de
ética.

Dei-me ao trabalhe de pegar no meu  logbook e pesquisar de todas as
qsl's que enviei directamente e elaborar uma lista com gráfico que
envio em anexo. Quero salientear o seguinte:
- Todas as QSL's enviadas directamente, seguiram com envelope
auto-enderessado com IRC's, greenstamp's ou seladas ( no caso de CT's)
- QSO's efectuados entre 19-02-2007 e 30-04-2011
- No caso dos países Peru, Andorra, Cuba e Algeria os qsl's manager's
são de EA
- Cerca de 85% das QSL's para CT foram enviadas para as associações
(segundo especificação no QRZ.com) que promoveram a activação

O resultado da minha pesquisa foi muito desanimador, dando razão aos
colegas EA. Das 148 qsl's enviadas directamente faltam-me que ainda me
faltam receber, 42 delas são de estações CT, ou seja cerca de 28,37%
são portuguesas.

Não quero aqui discutir sobre o metodo de envio de QSL, pois há varias
maneiras via internet, há o QSL Bureau oficial (REP), há o Euro Bureau
QSL (TRGM).

Acho que deveriamos fazer qualquer coisa para não sermos conotados
desta forma.

Eu prefiro o método classico, acho mais interessante preencher e ter o
prazer de receber via CTT ou Bureau umas quantas cartolinas agradáveis
ao toque, preenchidas pela mão do colega que nos proporcionou o
contacto com aquela entidade que faltava em determinada banda, com
determinadas paisagnes de cada zona, ou outros assuntos!

Para que preencher uma QSL não se torne uma seca, experimente no final
de um QSO preenchela de imediato, ou se estiver a fazer chamada,
enquanto o linear arrefece comece de preencher as catolinas e termine
no dia seguinte quando liga os equipamentos e aguardq que eles
aqueçam. Hoje em dia é tão facil pois existem programas de registos de
QSO's que é possivel imprimir a etiqueta e colar na QSL!

Vamos tentar que a opinião sobre os CT's mude um pouco no que diz
respsito a este assunto, pagando pelo menos as QSL's que recebem.

Bem  haja a todos que tiveram a paciência de ler o artigo.

Cordiais cumprimentos
CT2JNM - Nuno Fonseca