ARLA/CLUSTER: A boa educação dos "five nine"

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 27 de Agosto de 2011 - 21:53:11 WEST

"... foi deliberado que as associações deveriam encorajar os
organizadores de concursos a incluírem, nos regulamentos dos mesmos,
um segmento limitado nas sub-faixas destinadas à telegrafia para os
concorrentes em CW. Esses segmentos específicos para cada concurso
ficarão ao critério dos organizadores, contudo apela-se ao respeito
pela actividade prevista de quem não está a concorrer."

Vide in "Novidades sobre a Região 1 da IARU" ( Tradução livre do
documento original em inglês disponível em:
http://www.southgatearc.org/news/august2011/iaru_r1_news_2108.htm para
português por Miguel Andrade (CT1ETL)

Faço minhas as palavras dos dirigentes máximos para a Região 1 e apelo
a que em Portugal, pelo menos, TODAS as organizações que promovem
concursos e campeonatos  incluam definitivamente para 2012 segmentos
limitados e específicos para cada concurso em HF, VHF, UHF, etc. Não
basta utilizar o gasto chavão " nos segmentos recomendados pela a IARU
Região 1 "

Efectivamente, os fins nem sempre justificam os meios.

João Costa (CT1FBF)

ARLA/CLUSTER: A boa educação dos "five nine"
Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 27 de Agosto de 2011 - 19:43:44 WEST
]

Caros colegas
Hoje estava em QSO nos 40m com varios colegas, em "amena cavaqueira" quando
a 500Hz mais abaixo se instala uma estação "five nine", de indicativo 9A6K,
* *Radio Club Jospovac, Croacia, com um sinal de 9+ e com um espalhamento
demasiado elevado  a desfazer o QSO completamente. Essa estação chamava
constantemente, com memory keyer CQ contest. Apesar dos diversos apelos que
lhe fiz, com o meu amplificador ligado, para ter a certeza de que era
escutado, a "besta" nem me respondeu, e continuou a carregar no botão para
fazer "CQ CONTEST", mesmo sabendo que a frequência estava ocupada e que
estava a interferir num QSO, conforme eu o informei....É isto o
radiosport????...Existe uma determinada elite de "atletas de radio", que
ocupam as bandas de amador, como se fossem apenas deles, e como se os "five
nine" tivessem prioridade absoluta sobre todas as comunicações.
Cada vez estou mais farto destes "arruaceiros", com a mania que são donos
das bandas. (atenção que não estou a generalizar, pois existem operadores do
"five nine" que são cordeais e respeitadores.)..Arranjem bandas só para os
"five nines"  e resolvem o problema...Porra que já conseguem ser tão maus ou
piores que os PLCs!

73 de CT4RK

--
*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*