ARLA/CLUSTER: Atualização do Regulamento CQWW 2011

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 26 de Agosto de 2011 - 14:36:16 WEST


O Comité do CQWW atualizou o regulamento da competição mundial em 2011. O foco desta atualização está nas categorias Multi-Operadores que usam mais de um rádio na mesma banda. A partir deste ano, todas as estações de competição com mais de um rádio na mesma banda devem usar um dispositivo físico ou de software que limite a um único sinal transmitido em cada banda.

É certo que o radioamadorismo de competição é uma das modalidades que está no estado da arte da tecnologia. Mas a tecnologia não deve ser usada para burlar as regras. O novo regulamento do CQWW não impede o uso de vários rádios por banda, ele simplesmente deixa menos espaço para trapaças, fazendo com que seja responsabilidade dos operadores que apenas um único sinal seja transmitido por banda a cada momento.

Há décadas estações Mult-Op Mult-TX (M/M) usam vários rádios na mesma banda. Estações como K3LR, K1TTT, KC1XX, W3LPL usam pelo menos dois rádio por banda. Enquanto um rádio está fazendo CQ, outro operador procura por multiplicadores na mesma banda. Isto é possível usando um sistema de "interlock", que bloqueia o segundo rádio quando o primeiro está transmitindo.

Nos últimos anos, o uso de mais de um rádio por banda tem crescido. O avanço da tecnologia está tornando mais acessível o uso de vários rádios por banda. Várias estações Multi-Op Single-TX (M/S) e Multi-Op Two-TX (M/2) já usam dois ou mais rádios em algumas bandas e nem sempre usam um interlock. Recentemente, o Russian DX Contest utilizou gravações realizadas por SDR (Rádio Desenvolvidos por Softtware) para desclassificar algumas estações por terem mais de um único sinal por banda.

A atualização do regulamento do CQWW 2011 foi subtil. A exigência de apenas um sinal por banda já estava lá há décadas. O que mudou foi a orbigatoriedade do uso de um dispositivo de hardware ou software que limite mais que um rádio transmita ao mesmo tempo na mesma banda. Com este "remendo" no regulamento, espera-se espantar aqueles que desconhecem o limite entre jogo limpo e trapaça.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/3hygdmr )





Mais informações acerca da lista CLUSTER