ARLA/CLUSTER: diagramas de radiação

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2011 - 15:49:23 WEST

Boa Tarde.

Como até hoje ninguém contestou a minha pergunta sobre desadaptações e diagramas de radiação de antenas, a resposta é:
Qualquer desadaptação ( má sintonia )numa antena, não provoca alteração no diagrama de radiação da antena.

O  diagrama de radiação é uma característica da construção e do tipo de antena.

73
CT1AED
Manuel Artur

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Manuel Artur Rodrigues
Enviada: segunda-feira, 15 de Agosto de 2011 16:47
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: ARISSat ????

Boa Tarde a todos

Pretendia saber se alguém me pode elucidar.
Quando temos duas antenas iguais montadas nas mesmas condições físicas, teremos dois lóbulos de radiação iguais.
Considere-se que estão suficientemente afastadas, para que o lóbulo de cada uma não seja influenciado pelo outro
Quando nas mesmas duas antenas tivermos valores de SWR diferentes, por exemplo uma com 1:1  e outra com 1:2, o que sabemos é que a primeira conseguirá irradiar toda a energia que lhe é entregue, e que a segunda devido a uma desadaptação de impedância não o conseguirá fazer, provocando com que parte dessa energia seja devolvida de novo através da linha de transmissão até ao equipamento.
Parece que até aqui, não há nada de novo.
Mas agora vem a pergunta.
Tomando ainda como exemplo as mesmas duas antenas iguais fisicamente, e estando uma adaptada e a outra não, essa desadaptação resume-se só á não total transferência da energia tanto na emissão como na recepção,  ou a desadaptação também provoca alteração no lóbulo de radiação deformando-o.
Se alguém me poder esclarecer, era mais uma coisa que eu aprendia.
Obrigado

CT1AED

Manuel Artur