ARLA/CLUSTER: Destaque para CR2A no resultado do ARRL DX ContestSSB2011.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2011 - 21:26:13 WEST

Colega Gomes.
Eu não vou alimentar o assunto como referi, mas tenho que dizer que os
concursos em VHF/UHF estão fora do ambito da minha critica. Eu por vezes
tambem os faço. Isso é uma questão de fazer uns contactos engraçados e
passar um dia diferente. Tambem gosto de ir para a serra de fazer uns QSOs.
Quando me refiro aos 59, são aqueles que "competem" com estações alugadas,
montadas especialmente para "brilhar" nesses eventos, (as chamadas "contest
station"), muitas vezes elaboradas e montadas por uma equipe de engenheiros
e pelo preço de centenas de milhares de dolares, não para o legitimo
proprietário disfrutar dela, mas sim para ganhar 3000 dolares por dia à
custa dos "five nine". Ou seja fazer negócio. Quanto ao que o BXT disse,
concordo, mas desde que o "radio que gostam" não prejudique os demais
utentes das bandas, como infelizmente nos ultimos tempos se tem assistido.
Durante um "internacional contest" não existem regras. É a lei do mais
forte!...ja me aconteceu estar num QSO nos 40m descansadinho a falar com o
CT1BEC, e ao passar a palavra para ele, escutei um "five nine" com 59+10 a
chamar geral na QRG onde eu estava. É isto a etica operacional do
radiosport?...As criticas têm vindo de muitos quadrantes...Não estou a
inventar nada!
E com isto passo a QRT!...Podem acender os "rastilhos" que entenderem, que
eu já cá não estou.

73 de CT4RK

2011/8/11 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

> [...]
>  ****
>
> Mas não é tudo mau, seria injusto negar que a competição em bandas altas dá
> o seu contributo para não as deixar morrer!****
>
> Construir uma estação de concursos competitiva, exige conhecimentos em
> várias disciplinas da nossa actividade.
> O resto é competição porá e dura!!!!****
>
> Pense que quem participa em concursos “são uns loucos” que montam a tenda,
> dizem 59 59 59, arrumam a tenda e vão-se embora, e não chateiam mais!****
>
> Será que pelo facto de gostar da rádio competição me torna “menos

*
*