ARLA/CLUSTER: RDS

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com

Bom dia,

Eu cheguei a usar o "Radiator" que funcionava muito bem nas placas de
radio/tv internas (PCI) bem como numa "Radiotrack" (ISA) que ainda devo
ter algures nas tralhas.
Apesar de anunciar compatibilidade com uns "dongles USB", já
experimentei com a minha actual "Avermedia Hybrid VolarHX USB"
(TV/RADIO/TDT) que te mostrei (creio) à umas semanas e não consegui que
a controlasse.
Em relação ao acesso à informação RDS, o mais próximo disso que tive foi
usando o WRPlus (neste momento deixou de funcionar completamente por o
autor ter colocado nele uma data limite e não ter disponibilizado outro)
neste caso em SDR sobre o FunCubeDongle, mas, nunca consegui receber RDS
(não sincronizava) creio porque o FCD não consegue receber integralmente
os 150kHz do WFM de broadcast.

Dada a forma como estes equipamentos são comercializados, com APIs em
grande parte proprietárias, a não disponibilização de documentação sobre
as API de alto nível (drivers) ou do próprio hardware para que outros
possam desenvolver drivers, as potencialidades raramente conseguem ser
exploradas por algo mais que as aplicações do fabricante, mesmo a
própria Microsoft no seu WindowsMediaCentre incluído em algumas versões
do seu sistema operativo nem sempre consegue usar estas placas e as que
consegue é de forma algo limitada.

A minha melhor aposta para a exploração mais detalhada e completa está
em fazê-lo sobre Linux pois as API estão mais acessíveis (open source),
o complicado é arranjar drivers que funcionem e acertar com a
parametrização das aplicações.
Um destes dias vou tentar com a minha e depois conto-te como correu.

Radiator em: http://flesko.cz/programs.html
Cuidado que instala muitos drivers que podem "brigar" com outros do
sistema operativo ou de outras aplicações, incluindo alguns para
liberalizar o acesso de baixo nível, aos portos de I/O e que podem
tornar o sistema instável, idealmente testar sobre um ambiente de
virtualização como VirtualBox ou VMWare.

73!