ARLA/CLUSTER: Re: Fwd: [REP-RedeEmissoresPortugueses] Mensagensreligiosas

Manuel de Oliveira (CU3BL) cu3bl sapo.pt
Sábado, 23 de Abril de 2011 - 14:41:17 WEST

DESDE O CENTRO DO ATLÂNTICO NORTE, PEÇO QUE ACABEMOS
COM ESTE ASSUNTO
PRA TODOS, INCLUINDO TU TONY, UM GRANDE ABRAÇO
CU3BL Manuel

COMO DIFERENTES RELIGIÕES CELEBARAM A  PASCOA
  Católicos
  Para os católicos apostólicos romanos, a Páscoa é o momento de renovar o compromisso com Deus. O principal ritual é a missa do Sábado Santo, também conhecida como Fogo Novo. Na ocasião, são acesas uma fogueira e uma grande vela benta. A fogueira representa a luz de Cristo Ressuscitado, já a vela, chamada de Círio Pascal, vem com as letras gregas alfa e ômega grafadas, que simbolizam a ideia de que Deus é o princípio e o fim. Durante o dia, costuma-se fazer leituras bíblicas e a proclamação do Evangelho que traz a história da ressurreição ao som de sinos. No Brasil, é muito comum ver grupos teatrais interpretando em praças públicas a trajetória de Jesus, da crucificação à ressurreição.
  Católicos Ortodoxos
  Assim como os católicos romanos, os ortodoxos rezam uma missa. As diferenças estão na forma de condução do evento: todas as luzes do templo são apagadas e cada fiel acende sua própria vela, que simboliza a luz do sepulcro de Cristo vazio. Então, o padre caminha até a entrada da igreja, bate na porta e avisa a chegada do Rei da Glória. Ovos cozidos e pintados são distribuídos para as pessoas.

  Evangélicos
  As comemorações evangélicas se concentram mais no domingo do que na sexta-feira da Paixão. Como forma de lembrar a Última Ceia de Cristo, comem-se ervas amargas. No domingo de Páscoa, muitos comemoram acompanhando o nascer do sol em lugares altos ou na igreja. Depois, são realizados cultos em homenagem à ressurreição.

  Protestantes
  Como imagens ou símbolos da crucificação não são reverenciados por esta religião, as mensagens de Jesus e a sua vitória sobre a morte são as mais enfatizadas nas comemorações. No hemisfério norte, onde o protestantismo é mais forte, as tradições cristãs se misturam com as pagãs, celebrando também a chegada da primavera, que acontece na época da Páscoa. Os ovos de Páscoa são chamados de Easter Eggs, em homenagem à deusa romana da primavera Eostre. Também é costume lembrar as histórias do Antigo Testamento (judaico) para explicar a Páscoa.

  Judeus
  A comemoração cristã da Páscoa tem origem na festa hebraica, chamada de Pessach, palavra que significa “passagem”. Diferentemente do cristianismo, o judaísmo não celebra a ressurreição de Cristo, mas a história da libertação dos judeus da escravidão no Egito contada no Antigo Testamento. Apesar da diferença de significado, o nome da festa cristã é semelhante ao da judia porque a Paixão aconteceu na mesma época em que se comemorava a Pessach, mas elas dificilmente caem na mesma data. Jantares marcam as duas primeiras das oito noites da celebração dos judeus. Tradicionalmente, come-se carne de carneiro, ervas amargas e o matzá, um tipo de bolacha não fermentada, feita de farinha de trigo e água, que relembra a luta dos antepassados.

  CU3BL Manuel