ARLA/CLUSTER: A.R.E.T.D. adere ao projecto R.P.E.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega Fonte, CT1ENQ
Caros colegas

Tambem eu não sou contra a interligação através da internet dos repetidores.
Antes pelo contrário e mais agora que tal já é permitido. Até ja felei com
varios colegas, sobre a possibilidade de interligar entre si, e sempre que
necessário, *APENAS REPETIDORES NACIONAIS *de UHF através de um sistema de
reflector ou algo parecido *(interligação de repetidores e não ligação a
salas*) . Agora estarem permanentemente ligados a salas, e os amadores terem
de "levar" com as conversas que se passam noutros continentes, em quase
todas as frequências de repetidores que se escutam, isso não. A ARLA, na
reunião de Leiria, e na ANACOM, frisou bem o facto da absoluta necessidade
de condicionar a ligação a uma sala, através do utilizador. Sem essa acção,
o repetidor não estará ligado a sala alguma, e funcionará apenas como um
repetidor normal. Pessoalmente apresentei uma solução que passava por
utilizar 2 tons de protecção diferentes, sendo um que colocaria o sistema em
repetidor simples, e outro em repetidor ligado à uma sala. Por exemplo:
Com 74.4HZ, o repetidor funcionava apenas como repetidor e não acedia à
internet. Com tom de 123 Hz alem de repetidor, ligava tambem o link de
acesso à internet. Teria como é lógico de haver uma prioridade!...O modo
repetidor simples teria prioridade sobre a ligação a salas. Colocaram uma
série de problemas que nunca entendi bem, e disseram que o sistema de
echolink ja faz isso, pelo que não precisariam de tons!...Se faz ou não, não
sei porque nunca fui grande seguidor desse sistema. Se faz. deixo a
pergunta.... Porque  é que eu escuto de 25 em 25 KHz a mesma conversa, todos
os dias ?...Porque é que tenho que estar à espera que alguem se cale do
outro lado do mundo, para eu poder utilizar um repetidor?, porque é que eu
tenho que me calar quando estou num normal QSO com um colega através de um
repetidor e repentinamente aparece o "zé das vacas" a chamar o "Manel das
carroças", sem que alguem saiba de onde aparecem estes cromos?...Se faz isso
porque é que não está a funcionar?
Tenham lá paciencia, mas alguma coisa está a ficar torta!...Muito
torta!...Reparem que não sou contra os echolinks,, sou é contra a
ploriferação de repetidores ligados PERMANENTEMENTE  à mesma sala, sem que
alguem possa desligar essa coisa para utilizar o repetidor em modo normal.
Quanto aos echolinks em QRGs simplex OK!...Tá tudo certo!...Estão lá
sossegadinhos e não chateiam ninguem!

73 de CT4RK