Re: ARLA/CLUSTER: Comissão Europeia responde evasivamente sobre o PLT/PLC

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 19 de Abril de 2011 - 11:26:35 WEST

Gostei da maneira de escrever no ENQ. Disse tudo sobre o PLT. felizmente as
operadoras de IPTV estão a abandonar esse sistema, porque já viram que dá
mais chatices do que vale. Hoje a PT, praticamente não utiliza esse sistema,
e se empresas de outsourcing ainda instalam isso no MEO, é praticamente à
revelia da PT. A ANACOM tem corrigido os problemas que surgem. O ultimo que
tive conhecimento foi do colega CT1BBU de lagos. Tinha um vizinho com um PLC
que lhe empastelava o HF. A ANACOM resolveu o assunto, e a PT retirou os
PLCs. O problema pode estar a surgir noutro segmento. É o segmento dos
particulares, com porcaria comprada na loja dos chineses, e que é muito
complicado para a ANACOM detectar e tomar ações, principalmente se o dono
for um tipo "casca de carvalho". É que a ANACOM não entra na casa de ninguem
sem a devida autorização, ou um mandato do tribunal!...E para provar que um
PLC dentro de uma casa particular não está de acordo com as ténues normas
CE, é muito mas muito complicado. não vale a pena dizer que a culpa é da
ANACOM e dos fiscais, porque isso não é verdade. A culpa é do sistema que
protege mais essa sucata do que protege aqueles que realmente têm direito a
proteção.

73 de CT4RK

2011/4/19 José Miguel Fonte <etjfonte  ua.pt>

> Viva,
>
> Para ser sincero nunca vi, tanto "cá dentro como lá fora", quaisquer
> distribuições de energia eléctrica que utilizassem cabo coaxial.
> Se for para instalar cablagens então certamente o PLT deixa de ser
> alternativa. A única razão da existência do PLT é mesmo a facilidade e
> supostamente o custo, isto se comparado com alternativas "por cabo/fio".
> Ainda assim a alternativa "sem fios" é bem mais barata e eficaz dado que
> hoje em dia quase todos os dispositivos electrónicos de comunicações possuem
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*