ARLA/CLUSTER: É preciso mais que dois ouvidos para compreender o que está sendo dito.

Terça-Feira, 5 de Abril de 2011 - 14:51:27 WEST

Rádioescuta – SWL
[http://py1wx.files.wordpress.com/2011/04/franc3a7a.jpg?w=593&h=800]<http://py1wx.files.wordpress.com/2011/04/franc3a7a.jpg>

F-17912/SWL - Jean-Marie Davy

Não é de hoje a grande importância dos rádioescutas, desde os primeiros receptores de ondas curtas ainda valvulados, no início no século XX ao atual rádio digital do século XXI. A maior parte dos SWL’s (Short Wave Listener) são pessoas pacientes e além de gostar do hobby, empregam os melhores e sensíveis receptores e as melhores antenas, com os acopladores de diversos formatos e tamanhos, para extrair o melhor sinal e reduzir ao máximo os indesejáveis ruídos! Eles gostam de buscar coisas novas no dial. As vezes, uma portadora quase imperceptível, junto com os QRM/QSB, mais com um agudo ouvido se descobre em poucos minutos ou até mesmos horas a estação broadcasting, piloto ou amador que está transmitindo o sinal…  isto, realmente é fascinante.
[http://py1wx.files.wordpress.com/2011/04/sky-wave_propagation.jpg?w=620&h=277]<http://py1wx.files.wordpress.com/2011/04/sky-wave_propagation.jpg>
Tenho aqui, um cartão QSL de um amigo radioescuta françes Jean-Marie Davy, F-17912/SWL que me escutou em um contato realizado com um radioamador grego na modalidade telegráfica, quando era ainda um radioamador classe ”C” – PU1VHJ na banda de 10 metros (28.015.0Mhz.)

O mais interessante, era que a propagação estava aberto para toda Europa e não só a Grécia. Para mim salvou o dia…  Conseguir, Grécia e França em dois modos diferentes de hobbys tão parecidos. Não é legal.

Afinal, OUVIR é uma arte. E é preciso mais que dois ouvidos para compreender o que está sendo dito.

Au revoir!

Aqui, alguns blogs de conhecidos radioescutas brasileiros:

Blog do Sarmento Campos: http://blog.sarmento.eng.br/
Rudolf Grimm – São Paulo:  http://dxways-br.blogspot.com/

 73's

PY1WX / PY1001SWL / 3GB058
V.Henrique Junior
Grid: GG87le
22° 49' 54" S
43° 00' 22" W
CTC #2811 - CWJF #515
SWARL #625 - DMC #3879
blog:    py1wx.wordpress.com<http://py1wx.wordpress.com/>
qrz br:  hambrasil.com.br/py1wx<http://hambrasil.com.br/py1wx>
e-mail: vhenriquejr  gmail.com<mailto:vhenriquejr  gmail.com>
MSN :  vhenriquejr  gmail.com<mailto:vhenriquejr  gmail.com>
Cel.:    (21) -7625-3866 Claro

Radioamador : cidadão licenciado pelo Ministério das Comunicações e Anatel. Se não tiver o C.O.E.R, é pirata. O Radioamador: não é o equipamento!   o aparelho é um transceptor, radiocomunicador ou radiotransmissor.