ARLA/CLUSTER: Ainda os echolinks

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 5 de Abril de 2011 - 13:57:32 WEST

Carlos colegas
Como prometido, cá vai a resposta:

*Assunto: Procedimento para echolinks

ICP-S033287/2011
30.35.58.20001222

Exmo Senhor Carlos Mourato (Associação de Radioamadores do Litoral
Alentejano),

Na sequência das pertinentes questões enviadas sobre este tema, que
desde já agradecemos, informamos o seguinte:

1. Em primeiro lugar uma questão de linguagem sobre "recomendações": a
IARU recomenda, o ICP-ANACOM determina, dentro das suas competências,
embora seguindo, sempre que possível e quando entende adequado, as
referidas recomendações.

2. Embora as estações designadas por SRD operem numa base de não
interferência e não protecção, cabe ao gestor do espectro acautelar
possíveis interferências mesmo sobre estas aplicações, tanto mais que
a faixa dos 430-440 MHz não tem uma grande densidade de utilizações
dos Serviços de Amador e de Amador por Satélite (SAAS), existindo
alternativas, nomeadamente nas sub-faixas recomendadas pela IARU para
os planos de frequências de repetidores analógicos que não são
utilizados no nosso país.

3. É claro que em nenhuma circunstância os SRDs poderão interferir
comunicações dos SAAS e nas poucas vezes em que tivemos conhecimento
que tal ocorreu, foram tomadas as medidas adequadas.

4. A questão do português:  a frase "A necessidade de acautelar
potenciais interferências em SRDs que operam nas frequências
específicas recomendadas pela IARU em UHF" não está de facto escrita
da forma mais correcta, prestando-se à interpretação que refere.
Contudo, conhecendo o contexto, os serviços de radiocomunicações e o
papel da IARU, pode-se chegar à conclusão que o que em rigor se
pretendia dizer era  ;"A necessidade de acautelar potenciais
interferências em SRDs que operam nas frequências específicas
recomendadas pela IARU em UHF para a operação de LSF"

5. Finalmente, será de referir que este processo de autorizações
temporárias se baseia no regime previsto no nº 1 do Artigo 14º do
Decreto-Lei n.º 53/2009, de 2 de Março ,pretendo-se no futuro conceder
licenças para este tipo de estações. Estaremos disponíveis para
considerar todas as propostas com vista à melhoria e consolidação do
quadro regulamentar para este tipo de aplicações.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Antunes
Serviços de Amador
e de Amador por Satélite*